Responsividade e ato responsável em sala de aula: uma experiência com alunos de uma comunidade de baixa renda em Maceió, Alagoas

Autores

  • Antônio Carlos Santos de Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Danielly Verçosa Silva Professora da rede municipal de Passo de Camaragibe

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201555.9-22

Palavras-chave:

Responsividade, Sala de Aula, Ato Responsável.

Resumo

O presente trabalho é uma reflexão oriunda de um contexto de ensino aprendizagem de língua portuguesa com alunos pertencentes a comunidades de baixa renda na cidade de Maceió, Alagoas. A partir do conceito de atitude responsiva ativa (BAKHTIN, 2003), (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2006) e de ato responsável (BAKHTIN, 2010), analisamos a produção de uma aluna em atividade de leitura e produção de textos. A partir dessa análise, concluímos que uma conduta metodológica adequada do professor de língua materna subjacente a uma concepção de língua e leitura dialógica podem transformar o contexto de sala de aula num espaço promotor de desenvolvimento ou aprimoramento da responsividade, configurando-se como um ato responsável.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2015v1n55p9-22

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Publicado

2016-05-03

Como Citar

DE LIMA, Antônio Carlos Santos; SILVA, Danielly Verçosa. Responsividade e ato responsável em sala de aula: uma experiência com alunos de uma comunidade de baixa renda em Maceió, Alagoas. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 55, p. 9–22, 2016. DOI: 10.28998/2317-9945.201555.9-22. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2305. Acesso em: 11 out. 2024.

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