Leituras, sujeitos-leitores e sentidos: Florence, uma última leitora?

Autores

  • Andreia Nascimento Carmo UFT - Universidade Federal do Tocantins SEDUC/TO - Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do estado do Tocantins.

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202168.238-249

Palavras-chave:

Leitura, Gestos de interpretação, Sujeitos-leitores, Personagem-leitora

Resumo

Neste trabalho, proponho pensar a leitura e o leitor a partir da perspectiva discursiva. O objetivo principal é refletir sobre possíveis modos de ler, bem como a constituição do sujeito-leitor e a produção de sentidos, utilizando em nível de exemplificação, os gestos de interpretação de Florence, a personagem-leitora do romance A menina que não sabia ler de John Harding. Para tanto, assinalo pontos de encontro entre as teorias da Literatura e da Análise de Discurso Francesa, doravante AD, utilizando-as como aporte teórico do artigo em tela. Esse exercício resulta na compreensão da leitura como uma prática social simbólica em que há sujeitos-leitores interpelados, suscetíveis de interpretações múltiplas em face de outras plausíveis pela relação de força constitutiva do texto. Compreendo que a posição-sujeito, em diferentes momentos e em diferentes condições, permite a variação do jogo dos sentidos possíveis inscritos em um texto. Desse modo, a relação do texto com outros textos e as leituras que dele foram feitas, assim como as leituras já realizadas pelos sujeitos, são constitutivas do sujeito-leitor e dos seus gestos de intepretação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Nascimento Carmo, UFT - Universidade Federal do Tocantins SEDUC/TO - Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do estado do Tocantins.

Doutoranda em letras pelo PPGL - UFT campus de Araguaína. Professora da educação básica na rede estadual de ensino. atualmente desenvolve pesquisas acerca do ensino de língua portuguesa, livro didático, leitura literária e formação do leitor em uma perspectiva discursiva.

Downloads

Publicado

2021-04-24

Como Citar

CARMO, Andreia Nascimento. Leituras, sujeitos-leitores e sentidos: Florence, uma última leitora?. Revista Leitura, [S. l.], n. 68, p. 238–249, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202168.238-249. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/9403. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.