A leitura e a construção de sentidos a partir da gíria LGBT no gênero “meme”

Autores

  • André Luiz Souza da Silva Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Iara Ferreira de Melo Martins Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.2020v0n66p18-34

Palavras-chave:

Leitura. Produção de Sentidos. Gênero “meme”. Gíria LGBT

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a construção de sentidos no gênero “meme” a partir da gíria do grupo LGBT. Nessa direção, interessa-nos pela análise de viés qualitativo, considerando a interpretação e a descrição como metodologia, uma vez que nos valemos da associação de conhecimentos provenientes de vivências socioculturais. Desse modo, é interessante identificar os sentidos produzidos pelos memes selecionados considerando a gíria como um contexto metalinguístico específico que direciona compreensões alternativas diante do ato de ler. Assim, enaltecemos a teoria das concepções de leitura, juntamente com os conhecimentos prévios: linguísticos, textuais e enciclopédicos, no processo de análise, considerando a produção de sentido como uma ação interpretativa que vai além do texto, isso por considerar o contexto digital como o espaço onde essas leituras se produzem e reproduzem. A análise será feita à luz dos aportes de Koch; Elias (2006, 2015), Kleiman (2016), Marcuschi (2008), Xavier (2010), entre outros. No mais, a produção de sentido mostra-se de caráter múltiplo, uma vez que o signo gírio aciona a intepretação de questões intertextuais, críticas e cômicas, as quais rementem a contextos extralinguísticos também específicos.  

Biografia do Autor

André Luiz Souza da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestrando em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-graduado em Ensino de Línguas e Literaturas, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Iara Ferreira de Melo Martins, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba e professora do Departamento de Letras do Centro de Humanidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Downloads

Publicado

12/12/2020

Como Citar

SILVA, A. L. S. da; MARTINS, I. F. de M. A leitura e a construção de sentidos a partir da gíria LGBT no gênero “meme”. Leitura, [S. l.], n. 66, p. 18–34, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.2020v0n66p18-34. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/9564. Acesso em: 20 out. 2021.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos