Experiência formadora e a “Pesquisa Autobiográfica”: como compreendo a minha própria história
DOI:
https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19229Palavras-chave:
nanarrativas (auto)biográficas, pesquisa-formação, experiência formadoraResumo
Este texto apresenta reflexões originadas de uma experiência formadora durante a pesquisa-formação, utilizando narrativas no mestrado, com base na abordagem (auto)biográfica. O objetivo é discutir o desenvolvimento do pesquisador-formador, considerando o processo de sua atuação como pessoa, profissional e pesquisador, por meio do registro de ações vivenciadas, à luz da literature especializada e confrontando-as com as histórias de vida do próprio pesquisador. A pesquisa apoia-se no princípio da hermenêutica, que postula que o saber é fruto da experiência refletida com criticidade. O processo envolve uma dinâmica de autocompreensão reflexiva, respeitando os contextos vividos e reconhecendo o movimento de construção dos saberes através das narrativas (auto)biográficas da trajetória de vida. A análise considera o tempo e o espaço, bem como as relações que oportunizaram essa construção narrativa, fundamentada em autores como Passeggi (2016), Nóvoa (2010), Bragança (2011), Arfuch (2010), Alheit e Dausien (2006) e Souza (2014).
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