Por um método “didáticocriativo”

possíveis pedagogias que dançam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19510

Palavras-chave:

Dança, Didáticocriativo, Professor, Arte-educador

Resumo

O presente artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Dança, cujo o objeto de pesquisa foram os métodos tidos como “didáticocriativos” usados por Arte-educadores em suas aulas nas escolas públicas de Maceió. O interesse na pesquisa se deu após o cumprimento do componente curricular Metodologias do Ensino da Dança, que possibilitou a reflexão sobre onde está a dança na educação? E quais pedagogias que dançam dentro do contexto escolar. A metodologia se constituiu em estudo bibliográfico, com ligação ao campo das vivências e das experiências do pesquisador. O objetivo desse estudo é tensionar as perspectivas sobre qual o lugar da dança na educação, tal como proporcionar argumentações sobre a área da atuação do professor de dança e suas interfaces. Tal pesquisa revela problemáticas existentes sobre o ensino de Dança em Maceió e destaca a profissão docente dentro desse lugar.

Biografia do Autor

Jeronimo do Nascimento Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestrando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGArC/UFRN). Licenciado em Dança pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2025-07-02

Como Citar

Silva, J. do N. (2025). Por um método “didáticocriativo”: possíveis pedagogias que dançam. Cadernos Pedagógicos, 1(2), p. 134–144. https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19510

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