Educação ao longo da vida, inclusão social e sustentabilidade na escola brasileira
DOI:
https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19540Palavras-chave:
Educação ao longo da vida, Sustentabilidade, Inclusão social, Proposta pedagógica da escola brasileiraResumo
O objetivo desse trabalho é o de discutir a proposição dos textos legais da política educacional brasileira acerca da “educação ao longo da vida, a sustentabilidade e a inclusão” e a realidade do “tempo” da escola em seu “processo digestório”, ou seja, capacidade de implementação, avaliação e reflexão e a possibilidade para a construção de uma nova proposta pedagógica para a escola brasileira como uma trilha para o “equilíbrio” entre as agendas políticas e a sua realidade. Trata-se de um ensaio de natureza qualitativo e exploratório. As reflexões desenvolvidas revelaram que “Educação ao Longo da Vida, Sustentabilidade e inclusão social” como temáticas e políticas devem compor o currículo brasileiro e ser objeto de profundas discussões com o professorado e de uma maneira sistemática e transversal com a sociedade, à medida que um sistema nacional de educação articulado seja constituído com marcos pedagógicos e situacionais consistentes com a leitura do real.
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