Educação ao longo da vida, inclusão social e sustentabilidade na escola brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19540

Palavras-chave:

Educação ao longo da vida, Sustentabilidade, Inclusão social, Proposta pedagógica da escola brasileira

Resumo

O objetivo desse trabalho é o de discutir a proposição dos textos legais da política educacional brasileira acerca da “educação ao longo da vida, a sustentabilidade e a inclusão” e a realidade do “tempo” da escola em seu “processo digestório”, ou seja, capacidade de implementação, avaliação e reflexão e a possibilidade para a construção de uma nova proposta pedagógica para a escola brasileira como uma trilha para o “equilíbrio” entre as agendas políticas e a sua realidade. Trata-se de um ensaio de natureza qualitativo e exploratório. As reflexões desenvolvidas revelaram que “Educação ao Longo da Vida, Sustentabilidade e inclusão social” como temáticas e políticas devem compor o currículo brasileiro e ser objeto de profundas discussões com o professorado e de uma maneira sistemática e transversal com a sociedade, à medida que um sistema nacional de educação articulado seja constituído com marcos pedagógicos e situacionais consistentes com a leitura do real.

Biografia do Autor

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor em Educação pela UNESP-FCLAR. Docente Permanente do PPGED UFSCar Sorocaba. Docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Meira Chaves Pereira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestra em Educação pela Universidade Federal São Carlos-Campus Sorocaba. Licenciada em Pedagogia e professora da Rede Estadual de Educação de Alagoas.

Referências

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Publicado

2025-07-02

Como Citar

Lima, P. G., & Pereira, M. C. (2025). Educação ao longo da vida, inclusão social e sustentabilidade na escola brasileira. Cadernos Pedagógicos, 1(2), p. 91–105. https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19540

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