A importância do conselho escolar para o fortalecimento da gestão democrática na escola pública
o que apresentam as pesquisas do PPGE/CEDU/UFAL?
DOI:
https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19780Palavras-chave:
Conselho Escolar, Gestão Democrática, ParticipaçãoResumo
Este artigo apresenta apontamentos sobre a importância do Conselho escolar enquanto mecanismo de participação do modelo de Gestão Democrática resultantes das leituras e discussões realizadas durante o curso de Especialização em Gestão Educacional ofertado pela Universidade Federal de Alagoas. Tomamos como referência o modelo de gestão democrática preconizado na Constituição Federal de 1988 e da LDB 9.394/1996. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Através do site de busca, analisamos pesquisas do PPGE/CEDU/UFAL que tiveram como objeto de estudo Conselhos Escolares. O artigo apresenta que tanto para a comunidade científica que estuda o tema, quanto para a legislação brasileira, o modelo de gestão democrática, assim como a importância do Conselho Escolar está consolidada. As pesquisas, porém, apontam que é no cotidiano da escola de educação básica, no processo de implementação do que preconiza a lei que estão os desafios a serem superados.
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