Processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação em Sorocaba/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19532

Palavras-chave:

Controle social, Gestão Democrática e Participação, Plano Municipal de Educação

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as ações de monitoramento e a avaliação do Plano Municipal de Educação de Sorocaba/SP, com foco no controle social, sob a perspectiva dos atores envolvidos no processo. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, com entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado de questões. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo, sustentada em Bardin (1977). Contribuíram para a coleta de dados (03) três respondentes. A pesquisa foi delimitada ao período de 2015-2020. Os resultados mostraram que o município de Sorocaba apresentou descontinuidade de ações nas etapas de monitoramento e avaliação do PME e por consequência teve o controle social prejudicado, o que impactou diretamente na qualidade da educação, e na implementação de políticas públicas educacionais no período estudado.

Biografia do Autor

Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) campus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento e Gestão da Educação e supervisora de ensino da Rede Oficial de Ensino da Prefeitura Municipal de Sorocaba.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Docente do Centro de Educação da Universidade Federal de  Alagoas (UFAL) e professor permanente da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba (UFSCar), São Paulo, Brasil.

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Publicado

2025-07-02

Como Citar

Almenara, G. V. R., & Lima, P. G. (2025). Processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação em Sorocaba/SP. Cadernos Pedagógicos, 1(2), p. 32–49. https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19532

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