Considerações acerca da natureza da matemática para as práticas do professor na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19266Palavras-chave:
Natureza da Matemática, Práticas do ensino da matemática., Ensino de Matemática.Resumo
Apresentamos recomendações para práticas de professores que ensinam matemática, a partir da discussão em torno dos resultados de uma investigação realizada no mestrado, que teve como objeto de pesquisa experiências de 8 professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental em escolas públicas de um município da serra gaúcha. O estudo analisou as narrativas desses professores, sobre seu fazer docente, buscando entender como aspectos da natureza da matemática podem estar presentes em suas práticas. Tendo essa análise em vista, o presente artigo busca tecer recomendações para a formação do professor que ensina matemática, colocando em movimento saberes advindos do estudo acerca do conhecimento matemático. Nas considerações, são indicadas algumas processualidades para a formação inicial e continuada de professores, sendo elas: desenvolvimento do pensamento lógico-dedutivo; linguagem formal da Matemática; incorporação da história da Matemática na formação; concepções e formação em Natureza da Matemática.
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