Considerações acerca da natureza da matemática para as práticas do professor na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19266

Palavras-chave:

Natureza da Matemática, Práticas do ensino da matemática., Ensino de Matemática.

Resumo

Apresentamos recomendações para práticas de professores que ensinam matemática, a partir da discussão em torno dos resultados de uma investigação realizada no mestrado, que teve como objeto de pesquisa experiências de 8 professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental em escolas públicas de um município da serra gaúcha. O estudo analisou as narrativas desses professores, sobre seu fazer docente, buscando entender como aspectos da natureza da matemática podem estar presentes em suas práticas. Tendo essa análise em vista, o presente artigo busca tecer recomendações para a formação do professor que ensina matemática, colocando em movimento saberes advindos do estudo acerca do conhecimento matemático. Nas considerações, são indicadas algumas processualidades para a formação inicial e continuada de professores, sendo elas: desenvolvimento do pensamento lógico-dedutivo; linguagem formal da Matemática; incorporação da história da Matemática na formação; concepções e formação em Natureza da Matemática.

Biografia do Autor

Andressa Abreu da Silva, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Educação na Universidade de Caxias do Sul. Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2018). Professora da rede municipal de ensino. Bolsista PROSUC/CAPES modalidade II.

Eliana Maria do Sacramento Soares, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre, licenciada e bacharel em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde também é membro do corpo permanente do Programa de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado em Educação, dessa Universidade atuando na linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Temas de interesse em pesquisa;  formação docente no contexto da cultura digital contemporânea; tecnologia e cognição; tecnologia digital e processos educativos; formação humana e educação.

Referências

Agne, L.S. Relações entre Concepções sobre a Natureza do Conhecimento Matemático, Propostas Didáticas e Concepções de Ensino em Dissertações em Educação Matemática do Ppgeducem da Pucrs. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2013.

Becker, F. Epistemologia do Professor de Matemática. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes Ltda., 2012.

Brandemberg, J.C. Uma Classificação do Desenvolvimento Histórico-Epistemológico do Conceito de Grupo a Luz dos Processos de Pensamento Matemático Avançado. In: Encontro Nacional De Educação Matemática, 2010, Curitiba. Anais eletrônicos... Salvador: SBEM, 2010, p.1-10.

Cardoso, V.C. A História da matemática na formação de professores que ensinam matemática. In: Encontro Nacional De Educação Matemática, 10., 2010, Curitiba. Anais eletrônicos....Salvador: SBEM, 2010, p. 1-8.

Freire, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários a Prática Educativa. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5.ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2010.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de 2017 são divulgados. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/microdados-do-sistema-de-avaliacao-da-educacao-basica-de-2017-sao-divulgados/21206. Acesso em: 6 abr. 2019.

Lopes, L.S.; Alves, A.M.M.A. História da Matemática em sala de aula: propostas de atividades para a Educação Básica. In:Encontro Regional De Estudantes De Matemática Da Região Sul, 20, 2014, Bagé. Anais eletrônicos...Bagé: UNIPAMPA, 2015, p. 320-330.

Lorensatti, E.J.C. Linguagem matemática e Língua Portuguesa: diálogo necessário na resolução de problemas matemáticos. Conjectura. Caxias do Sul: UCS, n. 2, v. 14, p. 89-99. maio/ago. 2009.

Moraes, R.; Galiazzi, M.C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2011.

Moser, F. O Uso de Desafios: Motivação e Criatividade nas Aulas de Matemática. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, 2008.

Silva, A.A. A Natureza da Matemática no Contexto de Redimensão de Práticas Pedagógicas para o Ensino de Matemática na Educação Básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul. 2020.

Stewart, I. Os Problemas da Matemática. 2. ed. Lisboa: Gradiva – Publicações Ltda, 1996.

Tardif, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Valente, W.R. Oito temas sobre História da educação matemática. REMATEC, Natal, v. 8, n.12, p. 22-50, jan-jun. 2013.

Downloads

Publicado

2025-07-02

Como Citar

Silva, A. A. da, & Soares, E. M. do S. (2025). Considerações acerca da natureza da matemática para as práticas do professor na Educação Básica . Cadernos Pedagógicos, 1(2), p.106–121. https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19266

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.