Responsabilidade social da Biblioteconomia, das bibliotecas e dos(as) bibliotecários(as)

pensando sobre a intersecção no contexto da pandemia e infodemia

Autores

  • Carla Daniella Teixeira Girard Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Milton de Souza Fernandes Universidade Federal Rural da Amazônia https://orcid.org/0000-0002-8047-9300
  • Sérgio Rodrigues de Santana Universidade Federal da Paraíba
  • Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz Universidade Luterana do Brasil
  • Eliane Epifane Martins Instituto de Educação Estadual do Pará https://orcid.org/0000-0002-7743-0004

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2023v10i

Palavras-chave:

Biblioteconomia, responsabilidade social, extensão universitária, pandemia, infodemia

Resumo

O “Momentos Biblio: a responsabilidade social da Biblioteconomia, das bibliotecas e dos(as) bibliotecários(as)” é um projeto da extensão universitária e uma ação prática da responsabilidade social e dos bibliotecários. Neste sentido, como os bibliotecários contribuíram na minimização das problemáticas informacionais da Pandemia e da Infodemia? Objetivou descrever como se deu a promoção de debates no âmbito da Pandemia e Infodemia, visto que os debates mostraram ser fontes de informação. É estudo de caso de natureza híbrida quantiqualitativa, em que se buscou extrair as essências de indicadores e construções teóricas que compõem o corpus. Adotou-se o método exploratório, pois através dele pode-se compreender a interseção entre Pandemia e a Infodemia, e o viés teórico se apoiou nas discussões quanto à responsabilidade social sobre os processos que permeiam o fazer profissional e científico em Biblioteconomia. Optou-se pela inclinação epistêmica polidisciplinar, que é caracterizada pela agregação de disciplinas de um objeto que lhes é comum. O projeto de extensão universitária promoveu 63 palestras, ação que se deu por duas perspectivas que envolvem os usuários de informação e profissionais da informação, sobretudo, o bibliotecário. Neste sentido, a contribuição da biblioteconomia, das bibliotecas e dos bibliotecários, através da responsabilidade social e da extensão universitária na minimização das problemáticas informacionais da Pandemia e Infodemia, ocorre quando os debates foram materializados em objeto informacionais, e como fontes de informação seguras e de fácil acesso e linguagem simples para de auxílio no enfrentamento da pandemia e infodemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Daniella Teixeira Girard, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutoranda em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus Paragominas.

Milton de Souza Fernandes, Universidade Federal Rural da Amazônia

Especialista em Memória e Acervos e Técnico Administrativo em Educação pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Rio de Janeiro.  Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus Paragominas.

Sérgio Rodrigues de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paráiba (UFPB). Graduado em Biblioteconomia e em Psicologia pela UFPB.

Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz, Universidade Luterana do Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Luterana do Brail. Mestra em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Una. Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio Verde (UNINCOR). Professora na Faculdade Boas Novas (FBN).

Eliane Epifane Martins, Instituto de Educação Estadual do Pará

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Arquivologia e em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Instituto de Educação Estadual do Pará. 

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

Girard, C. D. T., Fernandes, M. de S., Santana, S. R. de, Cruz, A. P. L. M., & Martins, E. E. (2023). Responsabilidade social da Biblioteconomia, das bibliotecas e dos(as) bibliotecários(as): pensando sobre a intersecção no contexto da pandemia e infodemia. Ciência Da Informação Em Revista, 10(1/3), 1–20. https://doi.org/10.28998/cirev.2023v10i

Edição

Seção

Artigos | Articles

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.