Gestão e organização do conhecimento em plataformas digitais

aplicação de estudos de caso no comércio varejista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16557

Palavras-chave:

transformação digital, plataforma digital, Ontologia

Resumo

Para compreensão dos modelos de negócio do tipo plataforma digital e a utilização de ontologias para a organização das informações e do conhecimento gerados nestes negócios, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, evidenciando oportunidades de pesquisa a partir de abordagens estruturadas para estes modelos. Como principal objetivo, buscou-se apresentar uma proposta inicial, a partir de um projeto-piloto e aplicação em outros três casos de uso, de ontologia em um modelo de negócio do tipo plataforma digital para a obtenção, organização e compartilhamento dos dados e informações gerados através dos seus processos, permitindo identificar padrões nestes modelos de negócio. Esta pesquisa é considerada como aplicada, qualitativa, explicativa e de estudo de casos múltiplos. Foi utilizada a Metodologia de Desenvolvimento de Ontologia 101 para a obtenção do modelo preliminar genérico. Os resultados demonstram a aplicabilidade da ontologia proposta como estrutura capaz de melhor representar o conhecimento no domínio escolhido, permitindo o desenvolvimento de um arcabouço conceitual preliminar que estabeleça a relação entre diferentes tipos de dados em modelos de negócio do tipo plataforma digital com a possibilidade de perpassar por diferentes sistemas promovendo a interoperabilidade.

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Biografia do Autor

Alson Luis de Deus, Centro Federal de Educação Tecnólogica de Minas Gerais

Doutor em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes. Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Kennedy. Técnico em Tecnologia da Informação do Centro Federal de Educação Tecnólogica de Minas Gerais.

Frederico Cesar Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2024-01-28

Como Citar

Luis de Deus, A., & Pereira, F. C. M. (2024). Gestão e organização do conhecimento em plataformas digitais: aplicação de estudos de caso no comércio varejista. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e16557 . https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16557

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