Proposta de um Programa para Desenvolvimento de Competências em Informação para Alunos do Ensino Profissional

Autores

  • Daniela Spudeit Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2015v2n2f

Palavras-chave:

Programa para desenvolvimento de competência em informação. Competência em Informação. Ensino Profissional.

Resumo

Apresenta uma proposta de um programa para desenvolvimento de competências informacionais em alunos matriculados no ensino profissional. Caracteriza-se por uma pesquisa descritiva e exploratória em forma de estudo de caso em uma instituição nacional que é referência em educação profissional na área de comércio e serviços Por meio de um levantamento bibliográfico e documental, analisaram as atividades desenvolvidas para serem sistematizadas em forma de um programa pautado nas diretrizes internacionais e voltado para necessidades de informação de estudantes matriculados em cursos de ensino profissional. Além do programa, apresentam-se atividades e indicadores de avaliação para verificar se os objetivos foram alcançados. Concluiu-se que o trabalho colaborativo entre os vários tipos de profissionais envolvidos a instituição, tais como bibliotecários, pedagogos e professores da instituição, fizeram a diferença na sistematização das atividades e alcance dos objetivos propostos em ações que visavam o conhecimento em fontes e recursos de informação e também a compreensão e disseminação da informação visando à construção e compartilhamento do conhecimento pelos alunos beneficiados com o programa.

Biografia do Autor

Daniela Spudeit, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Biblioteconomia e Licenciatura em Pedagogia. Mestre em Ciência da Informação. Professora do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da UDESC.

Downloads

Publicado

02/10/2015

Como Citar

Spudeit, D. (2015). Proposta de um Programa para Desenvolvimento de Competências em Informação para Alunos do Ensino Profissional. Ciência Da Informação Em Revista, 2(2), 67–77. https://doi.org/10.28998/cirev.2015v2n2f

Edição

Seção

Relatos de Experiência | Experience Reports

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)