Contação de História como Mediação de Leitura: contribuição na formação do Bibliotecário

Autores

  • Ivanice Prado da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Winglyd Thais do Nascimento da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Adriana Lourenço Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2016v3n2b

Palavras-chave:

Mediação de leitura. Contação de histórias. Bibliotecário mediador.

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar a grade curricular dos cursos de Biblioteconomia nas Universidades do Nordeste, buscando assim, possíveis disciplinas ou projetos de extensão que tenham alguma relação com a contação de histórias, abordando a mediação de leitura como uma ferramenta para o bibliotecário no processo de incentivo a prática da leitura no cotidiano do leitor. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, em que a análise dos dados foi realizada através das observações e interpretações obtidas através dos sites dos cursos de Biblioteconomia no nordeste. Pelos resultados dessa pesquisa foi possível observar que a mediação de leitura, através da contação de histórias, é uma grande estratégia para a formação no processo de novos leitores e que o bibliotecário tem, em sua formação, meios que contribuam para o desenvolvimento dessa prática.

Downloads

Publicado

05/09/2016

Como Citar

Silva, I. P. da, Silva, W. T. do N. da, & Lourenço, A. (2016). Contação de História como Mediação de Leitura: contribuição na formação do Bibliotecário. Ciência Da Informação Em Revista, 3(2), 10–17. https://doi.org/10.28998/cirev.2016v3n2b

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports