Bibliotecas como makerspace: oportunidades de implementação a partir de um caso prático

Autores

  • Rocelle Gil Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Clara Cândido Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0003-1897-3946

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n1g

Palavras-chave:

Biblioteca. Inovação. Makerspaces. Design Thinking.

Resumo

Na década de 70, ocorre o surgimento da cultura do “faça-você-mesmo”, conhecida como cultura maker ou movimento maker, por se compreende que qualquer pessoa poder produzir, consertar, fabricar, melhorar ou criar algo, podendo utilizar a tecnologia, a exemplo da web ou mesmo ferramentas manuais. Desse modo, os makerspaces surgiram com a percepção de ser um espaço para criações e desenvolvimento de ideias, projetos e que por meio deles pudesse também ser compartilhado conhecimento digital entre as pessoas. Nesta pesquisa, tem-se o objetivo de analisar as ações utilizadas na implementação de makerspace em bibliotecas na prática como subsídio para a proposta de um guia preliminar para futuras implementações. Do ponto de vista dos objetivos, a pesquisa se caracterizada como exploratória e descritiva. Entre os resultados, verifica-se o papel da biblioteca no desenvolvimento da comunidade, melhorando o acesso à informação e a participação dos usuários. Desta forma, a implementação de um espaço maker proporcionará mais atratividade para a biblioteca, além de fortalecer a troca de informação, conhecimento, colaboração e experimentação. Esta troca poderá contribuir para a utilização de métodos que podem trazer eficácia, retribuindo para além da criação de espaços, podendo ser utilizado para elaboração de novos serviços ou melhorias de iniciativas institucionais e profissionais promovendo um “upgrade” ao ambiente.

Biografia do Autor

Rocelle Gil Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Biblioteconomia na Universidade Federal de Santa Catarina. Voluntaria e vice representante do Núcleo do Na Prática da Fundação Estudar

Ana Clara Cândido, Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Avaliação de Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professora no Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora Associada no Centro Interidisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA).

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Publicado

02/05/2019

Como Citar

Santos, R. G., & Cândido, A. C. (2019). Bibliotecas como makerspace: oportunidades de implementação a partir de um caso prático. Ciência Da Informação Em Revista, 6(1), 114–125. https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n1g

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports