Publicações webjornalísticas na divulgação da Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2021v8n1b

Palavras-chave:

Marketing em biblioteca. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina. Publicações institucionais. Webjornalismo.

Resumo

Com o objetivo de analisar as publicações institucionais on-line que apresentaram conteúdos relacionados à Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina (IFSC) – Campus Lages entre os anos de 2012 e 2018, realizou-se uma pesquisa descritiva quantitativa, coletando-se os dados contidos no Portal institucional e no site local do IFSC – Campus Lages. No entanto, não se excluiu em sua totalidade as demais publicações institucionais. Foram analisadas a quantidade, variação periódica, reprodução, proporcionalidade, assuntos mais abordados e publicados e migração de publicações entre os canais. Dos resultados, destaca-se que, aproximadamente 60% das publicações sobre o Campus Lages, publicadas no Portal do IFSC, em 2012, divulgavam ações e atividades relacionadas à Biblioteca. Também se constatou que, os assuntos que mais despertaram o interesse do jornalismo institucional foram os eventos, concursos culturais e exposições artísticas. No total, encontrou-se nos websites 72 publicações entre 2012 e 2018. No entanto, considerando as publicações de interesse geral e as reproduzidas, a proporção de postagens sobre ações e atividades desenvolvidas pela Biblioteca, durante os sete anos, foi de aproximadamente 7% de publicações no site do Campus e 20% no Portal da instituição. Desta forma, pode-se inferir que, o setor da Biblioteca do IFSC – Campus Lages contribuiu de maneira significativa para o número de publicações institucionais até o ano de 2018. Esse resultado está relacionado com diversos fatores, entre eles, a realização e promoção de iniciativas que resultam em conteúdo com potencial de interesse jornalístico e de divulgação.

Biografia do Autor

Jaison Muniz, Instituto Federal de Santa Catarina Campus Lages

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó (2019). Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade do Planalto Catarinense (2005). Graduado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FACVEST (2004). Atualmente é Coordenador de Relações Externas do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Lages.

Jéssica Bedin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Informação (2017), especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares (2015) e bacharel em Biblioteconomia (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participa do grupo de pesquisa Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação. Atua como Professora e Coordenadora do curso de Biblioteconomia EaD da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Priscila Machado Borges Sena, Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB)

Doutora (2020) e Mestra (2014) em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis. Especialista em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2012). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2009). Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ecossistema de startups, empreendedorismo, tecnologia e inovação, gestão documental, gestão da informação, gestão do conhecimento, bibliotecas universitárias na educação a distância e bibliotecas escolares. Atuou como Professora Substituta de 2015 a 2016 no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Sua tese de doutorado, sob a orientação da professora doutora Ursula Blattmann, versou sobre Fontes de Informação no Ecossistema de Startups de Florianópolis. Realizou Doutorado Sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid, sob a orientação do professor doutor José Antonio Moreiro González. Está Editora de Relacionamento na Revista ACB, Diretora de Formação Política e Profissional (Gestão 2020-2023) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB), e Bibliotecária Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Bibliotecas Escolares do Conselho Regional de Biblioteconomia da 14ª região (CRB 14).

Downloads

Publicado

04/06/2021

Como Citar

Muniz, J., Bedin, J., & Sena, P. M. B. (2021). Publicações webjornalísticas na divulgação da Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina. Ciência Da Informação Em Revista, 8(1), 28–42. https://doi.org/10.28998/cirev.2021v8n1b

Edição

Seção

Artigos Originais | Original Articles