O papel das bibliotecas durante a pandemia da Covid-19: em busca da emancipação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2021v8n1d

Palavras-chave:

Bibliotecas, Fake News, Inteligência Artificial, Educação profissional e tecnológica, Instituto Federal Goiano.

Resumo

As bibliotecas possuem papel fundamental perante a sociedade. Dentre suas funções, está a colaboração para a formação de cidadãos conscientes e críticos, em face das informações que têm acesso. Com o intuito de atender essa função, o Sistema Integrado de Bibliotecas do Instituto Federal Goiano promoveu um evento em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, totalmente em ambiente virtual, devido à pandemia da Covid-19. Dentre as diversas ações promovidas, realizou-se uma mesa redonda na plataforma Youtube, com o objetivo de discutir o tema fake news e inteligência artificial, no contexto pandêmico, e suas implicações na sociedade. A pesquisa apresenta o conceito de Bibliotecas dos Institutos Federais, sob o prisma da educação profissional e tecnológica, e evidencia o evento supracitado, com foco na formação de estudantes emancipados. Elaborou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva-exploratória, baseada em revisão de literatura, para a fundamentação teórica sobre bibliotecas, fake news e inteligência artificial, e também sobre emancipação humana. Concluiu-se que eventos de promoção à emancipação dos estudantes são muito relevantes para a formação de cidadãos conscientes, críticos e reflexivos, que podem agir com autonomia e ser protagonistas na sociedade a qual pertencem.

Biografia do Autor

Letícia Rodrigues Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEpt/IF Goiano.

Bibliotecária no IF Goiano - Campus Rio Verde.

Especialista em Automação de Bibliotecas.

Elisângela Ladeira de Moura Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEpt/IF Goiano.

Especialista em Pedagogia Empresarial.

Morgana Bruno Henrique Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEpt/IF Goiano.

Bibliotecária no IF Goiano - Campus Morrinhos.

Especialista em Gestão Pública.

Pedro Henrique Isaías, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Graduando em Ciência da Computação no IF Goiano - Campus Morrinhos.

Leonardo Henrique Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEpt/IF Goiano.

Bibliotecário no IF Goiano - Campus Iporá.

Especialista em Automação de Bibliotecas.

Emmanuela Ferreira de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Docente no IF Goiano - Campus Morrinhos.

Doutora em Química.

Juliana Cristina da Costa Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Docente no IF Goiano - Campus Ipamerí.

Doutora em Educação.

Fernando Barbosa Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Docente no IF Goiano - Campus Morrinhos.

Doutor em Engenharia Elétrica.

Downloads

Publicado

04/06/2021

Como Citar

Santos, L. R., Andrade, E. L. de M., Guimarães, M. B. H., Isaías, P. H., Silva, L. H., Lima, E. F. de, Fernandes, J. C. da C., & Matos, F. B. (2021). O papel das bibliotecas durante a pandemia da Covid-19: em busca da emancipação humana. Ciência Da Informação Em Revista, 8(1), 63–73. https://doi.org/10.28998/cirev.2021v8n1d

Edição

Seção

Artigos Originais | Original Articles