EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM ESCOLAS DE SANTANA DO IPANEMA/AL

FINANCIAL EDUCATION IN SCHOOLS IN THE CITY OF SANTANA DO IPANEMA, STATE OF ALAGOAS

Grace Eley Nunes de Lima

UFAL - Unidade Santana do Ipanema

Marcos Igor da Costa Santos

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v17.16375

Palavras-chave: Educação Financeira, Orçamento Familiar, Material Educativo, Extensão


Resumo

Este projeto teve como objetivo de estudo, por meio de encontros temáticos e dinâmicos, ministrados pelos participantes e colaboradores, promover e institucionalizar a Educação Financeira para o efetivo exercício da cidadania a partir de problemáticas cotidianas da comunidade escolar propostos. Teve o intuito de disseminar informações e conceitos sobre a Educação Financeira, favorecendo a compreensão dos aspectos que envolvem a lógica do mercado, estimulando a prática interdisciplinar nas ações da educação financeira de forma continuada. Como resultado, verificou-se  a importância que as oficinas possuem no sentido de contribuir para aumentar o nível de conhecimento sobre o tema, bem como fornecer subsídios para que  estudantes auxiliados possam fazer escolhas financeiras adequadas. Também, dado o seu caráter comunitário, oportunizou aos pais dos alunos a chance de rever conceitos sobre temas contemporâneos, proporcionando um papel mais presente na vida escolar de seus filhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DE SOUZA, DÉBORA PATRICIA; HORIZONTE, BELO. A importância da educação financeira infantil. 2012.

GODFREY, J. Raising Financially Fit Kids. 1 ed. Ten Speed Press, 2003.

GODFREY, N. Dinheiro não dá em árvore: um guia para os pais criarem filhos financeiramente responsáveis. 1 ed. São Paulo: Jardim dos Livros, 2007.

KIYOSAKI, Robert T.; LECHTER, Sharon. Filho Rico Filho Vencedor: Como preparar seu filho para ganhar dinheiro. São Paulo: Campus, 2001.

PEREIRA, Débora Hilário et al. Educação Financeira infantil: seu impacto no consumo consciente. Monografia (Bacharel em Administração) – Faculdades Integradas Campos Salles, São Paulo, 2009.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médica do Sul,1999.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.