AÇÃO DE CAPTAÇÃO DE DOADORES VOLUNTÁRIOS DE MEDULA OSSEA

ACTION TO RECRUIT VOLUNTEER BONE MARROW DONORS

Autores

  • Bruno Roberto Silva de Melo Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Izabel Maria de Melo Amaral Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Sávio Ricardo de Oliveira Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Ruane de Oliveira Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Pollyanna Almeida dos Santos Abu Hana Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Carlos Arthur Cardoso Almeida Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Saúde; Transplante de medula óssea; Ação extensionista; Liga Acadêmica.

Resumo

O cadastro voluntário de doador de medula óssea, é um ato importante que pode salvar a vida de diversas pessoas no mundo, sendo uma temática muito pouco abordada mas com uma demanda elevada de pacientes a espera de um transplante. Portanto, foi observada a necessidade da elaboração de uma ação voltada para a conscientização sobre o assunto e ao mesmo tempo realizar a captação de novos doadores voluntários. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciadas no dia 17 de maio no Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), localizado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em conjunto com as atividades desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Oncologia Pediátrica (LAOnP) e com a participação dos discentes da disciplina de Hematologia Clínica do curso de Farmácia do ICF/UFAL e do HEMOAL. A ação teve como objetivo, ressaltar a importância do transplante de medula óssea e como as ações extensivas podem contribuir para a promoção da saúde na sociedade e o quão benéfica as mesmas podem ser para o crescimento acadêmico dos universitários. Os resultados das experiências foram segmentados em cinco tópicos, sendo eles: conhecimento obtido na palestra; quantidade de cadastros que foram obtidos; o desenvolvimento acadêmico e aplicabilidade no mercado de trabalho; e a importância da participação em projetos de extensão universitária. Assim, é notória a importância que esses projetos tem tanto sobre a ampla experiência acadêmica que os alunos podem adquirir, como o impacto que pode ser feito a uma diversidade de causas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DE DEUS, S. de F. B.. A extensão universitária e o futuro da universidade. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 3, p. 624-633, 2018. Disponível em: A extensão universitária e o futuro da universidade | Revista Espaço Pedagógico (upf.br). Acesso em: 07 de Jun 2023.

DE QUEIROZ, Silvio José et al. A importância das ligas acadêmicas na formação profissional e promoção de saúde. Revista Fragmentos de Cultura-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, v. 24, n. 8, p. 73-78, 2014.

FONSECA, Marcia Andreia Cabral da. A IMPORTÂNCIA DO TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA. 2019. 33 f. TCC (Doutorado) - Curso de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, Matinhos, 2019. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/63073/MARCIA%20ANDREIA%20CABRAL%20DA%20FONSECA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 07 jun. 2023.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA (org.). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea. Angra dos Reis: Palavra Impressa Editora, 2012. 320 f. Disponível em: https://sbtmo.org.br/wp-content/uploads/2021/07/Diretrizes_da_Sociedade_Brasileira_de_Transplante_de_Medula_Ossea_2012_ISBN_978-85-88902-17-6.pdf. Acesso em: 07 jun. 2023.

Publicado

2024-03-19

Como Citar

Bruno Roberto Silva de Melo, Izabel Maria de Melo Amaral, Sávio Ricardo de Oliveira Santos, Ruane de Oliveira Santos, Pollyanna Almeida dos Santos Abu Hana, & Carlos Arthur Cardoso Almeida. (2024). AÇÃO DE CAPTAÇÃO DE DOADORES VOLUNTÁRIOS DE MEDULA OSSEA: ACTION TO RECRUIT VOLUNTEER BONE MARROW DONORS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(17). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16503

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.