PROPOSTA DE APLICATIVO PARA MONITORAMENTO DE DADOS DE SEGURANÇA PÚBLICA EM PENEDO-ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.28998/rexd.v23.18722Palavras-chave:
Aplicação móvel, Protipagem, Segurança Pública.Resumo
O uso da tecnologia na segurança pública é essencial para garantir a proteção da vida e da propriedade, conforme o Art. 144 da Constituição Federal de 1988. Sistemas como o SINESP e o PMSC Mobile já demonstram como a tecnologia pode melhorar a eficiência na coleta e gestão de dados. Entretanto, a cidade de Penedo, Alagoas, carece de um sistema que facilite a comunicação de crimes e a otimização das atividades dos agentes de segurança. Essa lacuna compromete a coleta de dados e a resposta rápida às ocorrências, limitando a capacidade de atuação proativa dos agentes. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um aplicativo mobile para monitoramento de dados da segurança pública, permitindo o registro de crimes e a criação de uma base de dados unificada. O sistema inclui funcionalidades como georreferenciamento de ocorrências, cadastro de usuários e um botão S.O.S. para emergências. O projeto já resultou em um protótipo funcional e o processo de patenteamento foi iniciado junto ao INPI.
Downloads
Referências
CRIMEMAPPING.COM. Crime Mapping: Helping you build a safer community. Disponível em: https://www.crimemapping.com/. Acesso em: 19 set. 2024.
PMSC, PMSC Mobile - Tecnologia móvel para gestão de atendimentos policiais. Escola Nacional de Administração Pública (Enap). 2019. Disponível em:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4118. Acesso em: 23 set. 2024.
SSP-GO, Aplicativo Mulher Segura. Secretaria de Segurança Pública de Goiás, 2023. Disponível em:https://mulhersegura.ssp.go.gov.br/. Acesso em: 23 set. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.