INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM CURSO DE EXTENSÃO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Eduardo José Ramos Melo UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • Vanessa da Silva Maia UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • André Almeida Silva UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • Davy de Medeiros Baia UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • Gustavo Henrique Ferreira de Miranda Oliveira UFAL - Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v23.18723

Palavras-chave:

Extensão universitária, Ensino Médio, Sistemas de Informação, Lógica de Programação

Resumo

No cenário social contemporâneo, marcado pelo avanço tecnológico e interações majoritariamente digitais, a habilidade em lógica de programação se tornou crucial. Contudo, muitos estudantes enfrentam a falta de acesso a cursos nessa área, limitando seu desenvolvimento em pensamento computacional, especialmente no ensino médio. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência dos autores ao conduzir o curso de extensão "Introdução à Lógica de Programação: curso de capacitação para alunos de ensino médio", utilizando o VisualG. Nesse contexto, o curso foca na prática e na resolução de problemas, promovendo a colaboração e a confiança na aplicação dos conhecimentos, com ênfase para a dinâmica de aprendizado em grupo. Destaca-se que estimular iniciativas semelhantes é crucial para manter o interesse dos alunos e prepará-los para o mercado de trabalho em Computação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo José Ramos Melo, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas, Graduação em Sistemas de Informação.

Vanessa da Silva Maia, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas, Graduação em Sistemas de Informação.

André Almeida Silva, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas, Doutorado em Ciência da Propriedade Intelectual.

Davy de Medeiros Baia, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas, Doutorado em Informática.

Gustavo Henrique Ferreira de Miranda Oliveira, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas, Doutorado em Ciência da Computação.

Referências

ALBURQUERQUE, P. H. M. et al. NA ERA DAS MÁQUINAS, O EMPREGO É DE QUEM? ESTIMAÇÃO DA PROBABILIDADE DE AUTOMAÇÃO DE OCUPAÇÕES NO BRASIL. Rio de Janeiro, RJ : Ipea , 2019.

AHMED, U. Z., et. al. Compilation Error Repair: For the Student Programs, From the Student Programs. ACM/IEEE 40th International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training. 40, 2018. Anais… Gothenburg, Sweden. 2018.

BAYESIANO, I. S. F.; FALCÃO, T. P. Uma Pesquisa Documental Sobre o Pensamento Computacional no Ensino Superior: Análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Computação no Brasil. Revista Contexto & Educação. 36(114).54-71. 2021.

BIANCHINI, R. DAGNINO, F. Asynchronous global types in co-logic programming. Science of Computer Programming. v. 225. 102895. 2023. COUTO, F. M. Data and Text Processing for Health and Life Sciences. Lisboa, Portugal: Springer, 2019.

GUERRA, E.; STOELINGA, M. Fundamental Approaches to Software Engineering. 24th International Conference, FASE 2021, Held as Part of the European Joint Conferences on Theory and Practice of Software, ETAPS. 24, 2021, Luxembourg City, Luxembourg. 2021.

HALEEM, A. et al. Understanding the role of digital technologies in education: A review. Sustainable Operations and Computers. v. 3. 275-285. 2022.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Bridging the digital gender divide: Include, upskill, innovate. OECD, 2018.

ROVEDA, U. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: O QUE É E POR QUE É IMPORTANTE?. Kenzie. 2022. Disponível em:< https://kenzie.com.br/blog/logica-de-programacao/>. Acesso em: 02/09/2023.

Publicado

16-05-2025

Como Citar

Ramos Melo, E. J., da Silva Maia, V., Almeida Silva, A., de Medeiros Baia, D., & Ferreira de Miranda Oliveira, G. H. (2025). INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM CURSO DE EXTENSÃO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO . REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(23). https://doi.org/10.28998/rexd.v23.18723

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.