INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM CURSO DE EXTENSÃO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.28998/rexd.v23.18723Palavras-chave:
Extensão universitária, Ensino Médio, Sistemas de Informação, Lógica de ProgramaçãoResumo
No cenário social contemporâneo, marcado pelo avanço tecnológico e interações majoritariamente digitais, a habilidade em lógica de programação se tornou crucial. Contudo, muitos estudantes enfrentam a falta de acesso a cursos nessa área, limitando seu desenvolvimento em pensamento computacional, especialmente no ensino médio. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência dos autores ao conduzir o curso de extensão "Introdução à Lógica de Programação: curso de capacitação para alunos de ensino médio", utilizando o VisualG. Nesse contexto, o curso foca na prática e na resolução de problemas, promovendo a colaboração e a confiança na aplicação dos conhecimentos, com ênfase para a dinâmica de aprendizado em grupo. Destaca-se que estimular iniciativas semelhantes é crucial para manter o interesse dos alunos e prepará-los para o mercado de trabalho em Computação.
Downloads
Referências
ALBURQUERQUE, P. H. M. et al. NA ERA DAS MÁQUINAS, O EMPREGO É DE QUEM? ESTIMAÇÃO DA PROBABILIDADE DE AUTOMAÇÃO DE OCUPAÇÕES NO BRASIL. Rio de Janeiro, RJ : Ipea , 2019.
AHMED, U. Z., et. al. Compilation Error Repair: For the Student Programs, From the Student Programs. ACM/IEEE 40th International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training. 40, 2018. Anais… Gothenburg, Sweden. 2018.
BAYESIANO, I. S. F.; FALCÃO, T. P. Uma Pesquisa Documental Sobre o Pensamento Computacional no Ensino Superior: Análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Computação no Brasil. Revista Contexto & Educação. 36(114).54-71. 2021.
BIANCHINI, R. DAGNINO, F. Asynchronous global types in co-logic programming. Science of Computer Programming. v. 225. 102895. 2023. COUTO, F. M. Data and Text Processing for Health and Life Sciences. Lisboa, Portugal: Springer, 2019.
GUERRA, E.; STOELINGA, M. Fundamental Approaches to Software Engineering. 24th International Conference, FASE 2021, Held as Part of the European Joint Conferences on Theory and Practice of Software, ETAPS. 24, 2021, Luxembourg City, Luxembourg. 2021.
HALEEM, A. et al. Understanding the role of digital technologies in education: A review. Sustainable Operations and Computers. v. 3. 275-285. 2022.
ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Bridging the digital gender divide: Include, upskill, innovate. OECD, 2018.
ROVEDA, U. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: O QUE É E POR QUE É IMPORTANTE?. Kenzie. 2022. Disponível em:< https://kenzie.com.br/blog/logica-de-programacao/>. Acesso em: 02/09/2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.