RELATO DE EXPERIÊNCIA: CURSO DE INTRODUÇÃO A GOOGLE SUITE PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
EXPERIENCE REPORT: INTRODUCTION COURSE TO GOOGLE SUITE FOR STUDENTS IN YOUTH AND ADULT EDUCATION
Emilly Cristhiny Silvino Teles
UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Antonio Gabriel Ribeiro Oliveira
UFAL - Universidade Federal de Alagoas
André Almeida Silva
UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Davy de Medeiros Baia
UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Gustavo Henrique Ferreira de Miranda Oliveira
UFAL - Universidade Federal de Alagoas
DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v23.18724
Palavras-chave: Aplicativos para escritório, Informática na Educação, Extensão Universitária
Resumo
Com o uso frequente de recursos digitais no ambiente de trabalho, surge a necessidade de capacitar profissionais em ferramentas como planilhas, gráficos e armazenamento em nuvem. No entanto, muitos jovens e adultos não têm acesso a essa formação. Sabendo que a familiaridade com esses recursos é uma habilidade essencial na atualidade e que seu desconhecimento pode resultar em dificuldades na inserção no mercado de trabalho, faz-se necessária a introdução a esses recursos. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos autores na condução do curso de extensão “Introdução ao Pacote Google”, destinado a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os principais resultados mostraram que, apesar das dificuldades de infraestrutura, os estudantes demonstraram um aumento no engajamento com o uso das ferramentas Google Docs, Google Drive, Google Apresentações e Google Planilhas. Essa capacitação pode abrir oportunidades para os alunos, preparando-os melhor para desafios acadêmicos e profissionais futuros.
Downloads
Biografia do Autor
Emilly Cristhiny Silvino Teles, UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alagoas, Graduação em Sistemas de Informação.
Antonio Gabriel Ribeiro Oliveira, UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alagoas, Graduação em Sistemas de Informação.
André Almeida Silva , UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alagoas, Doutorado em Ciência da Propriedade Intelectual.
Davy de Medeiros Baia, UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alagoas, Doutorado em Informática.
Gustavo Henrique Ferreira de Miranda Oliveira, UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alagoas, Doutorado em Ciência da Computação.
Referências
CAMPOS. J. R. P.; SANTOS, S. C.. Tecnologias Digitais e Formação de Professores de Matemática a Distância das IFES Mineiras. São Carlos, maio de 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em:https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/758. Acesso em: 19 mar. 2023.
COELHO,P. M. B.; VITOI, R. T. Direito à Portabilidade de Dados no Ciberespaço: Aspectos jurídicos Sobre a Herança Digital. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca, v. 17, n. 1, 2022. Disponível em: Disponível em: https://revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1330. Acesso em: 26 fev. 2023.
Google. (s.d.). Google Slides: Conte histórias impactantes com o Google Slides. Disponível em: https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/. Acesso em 24 de fevereiro de 2023.
Google. INC. Google Docs: Reúna as melhores ideias da equipe com o Google Docs. Disponível em: https://www.google.com/intl/pt-BR/docs/about/. Acesso em 24 de fevereiro de 2023.
Google. INC. Google Sheets: Crie e colabore em planilhas on-line, em tempo real e de qualquer dispositivo. Disponível em: https://www.google.com/intl/pt-BR/sheets/about/. Acesso em 24 de fevereiro de 2023.
PARRA, H. Z. M.. CRUZ, L.. AMIEL, T.. MACHADO, J.. Infraestruturas, Economia e Política Informacional: o Caso do Google Suite For Education. Revista de ciências sociais, v. 23, n. 1, p. 63-99, 2018. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/items/16e2e0ca-c73e-41c5-9a37-ba58ae2f5eed. Acesso em: 19 mar. 2023.
Silva, A. F., Toledo, J. F. D. E., Silva, R., and Maia, M. A. G. (2012). Educação de jovens e adultos. XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica. VIII Encontro Latino Americano de P´os-Graduação– Universidade do Vale do Paraíba. Aracaju: UNIT
