EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM CONTEXTO DE DESASTRE: A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO COLABORATIVO DE COMUNICAÇÃO EM MACEIÓ

Laura Pimenta

UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Emanuelle Rodrigues

Universidade Federal de Alagoas

Thainá Martiniano

Universidade Federal de Alagoas

Alice Ruanda Passarinho dos Anjos Oliveira

Universidade Federal de Alagoas

Flávio Henrique Silva Santos

Universidade Federal de Alagoas

Sabrina Feitoza Lima

Universidade Federal de Alagoas

DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19391

Palavras-chave: Extensão, Comunicação, Braskem, Desastre


Resumo

O presente texto traz um relato das experiências do Laboratório Colaborativo de Comunicação (CoLabCom), da Universidade Federal de Alagoas, no biênio 2023-2024. Situado em um contexto de proliferação de tragédias ambientais com impactos sociais e econômicos sobre a sociedade, o projeto desenvolveu competências técnicas e conceituais de gestão da comunicação de movimentos sociais que resistem a tais processos de destruição. Percebemos a grande necessidade de aprimoramento da comunicação das pessoas afetadas pela situação, assim, compartilhamos conhecimentos sobre planejamento e gestão da comunicação estratégica, do diagnóstico e análise de cenários até a produção de peças de comunicação com dois coletivos.

Downloads


Biografia do Autor

Laura Pimenta, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas. Professora Doutora do Curso de Relações Públicas/UFAL

Emanuelle Rodrigues, Universidade Federal de Alagoas

Professora Doutora do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas

Thainá Martiniano, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura.

Alice Ruanda Passarinho dos Anjos Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda do Curso de Relações Públicas.

Flávio Henrique Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduando do Curso de Relações Públicas.

Sabrina Feitoza Lima, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda do Curso de Relações Públicas/UFAL


Referências

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GILBERT, C. Studying disaster: changes in the main conceptual tools. In: QUARANTELLI, E. L. (Ed.). What is a disaster? Perspectives on the question. London; New York: Routledge, 1998. p. 11-18.

GUEDES, A. Presidente da CPI da Braskem promete buscar justiça para vítimas de Maceió. Agência Senado, 9 abr. 2024. Disponível em: <https://encurtador.com.br/C8gvP>. Acesso em: 17 jan. 2025.

HENRIQUES, M. S. et al. Comunicação e estratégias de mobilização social. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LIMA, R. P.; SÃO PEDRO, E. A.; FARIA, R. F. Agência de Comunicação Solidária: uma busca por inéditos possíveis. In: SILVA, D. R.; HENRIQUES, M. S. (Orgs.). Públicos em movimento: comunicação, colaboração e influência na formação de públicos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022. p. 289-318.

LIMA, R. P.; XAVIER, E.; VARGENS, N. Propósitos, princípios e desafios da Agência de Comunicação Solidária. In: SILVA, D. R.; HENRIQUES, M. S. (Orgs.). Públicos em movimento: comunicação, colaboração e influência na formação de públicos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022. p. 319-342.

MARQUES, J. G. Braskem além das rachaduras: memórias de um tempo quase esquecido. In: FRAGOSO, E. (Org.). Rasgando a cortina de silêncios: o lado B da exploração do sal-gema de Maceió. Maceió: Ed. Instituto de Alagoas, 2022. p. 23-38.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

NOGUEIRA, M. D. P. A participação da extensão universitária no processo de descolonização do pensamento e valorização dos saberes na América Latina. 2019. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

NOGUEIRA, M. D. P. (Org.). Extensão universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2000.

QUÉRÉ, L. D’um modèle épistemologique de la communication à um modèle praxéologique. Réseaux, v. 46/47, p. 69-90, 1991.

UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Estatuto e Regimento Geral da Ufal. Maceió, Alagoas, 2006.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.