Currículo em disputa: as componentes de Sociologia e NTPPS na escola de Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.Esp..11388

Palavras-chave:

Currículo escolar, Sociologia, NTPPS,

Resumo

O presente artigo realiza uma análise comparativa da componente curricular Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Prática Social (NTPPS) do estado do Ceará e das competências da área das Ciências Sociais e Humanas da BNCC (MEC, 2018). Tem como objetivo problematizar as temáticas apresentadas no NTPPS e a disciplina de Sociologia. Metodologicamente, configura-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo por base autores da teoria crítica e pós-crítica do currículo. A análise dos dados permite inferir que temáticas, como gênero, família, sustentabilidade, ética e trabalhos apresentados no NTPPS, são trabalhados em uma perspectiva de preparação para o mercado de trabalho, no qual a racionalidade neoliberal e o conservadorismo se impõem na construção dos currículos e em disputa entre disciplinas, como a Sociologia, que fomentam a criticidade pelo estranhamento e desnaturalização.

Abstract

This article performs a comparative analysis of the curricular component of the Center for Research and Social Practice (NTPPS) in the state of Ceará and the competences in the area of Social and Human Sciences of the BNCC (MEC, 2018). Its objective is to problematize the topics presented in the NTPPS and the discipline of Sociology. The analysis of the data allows us to infer that issues such as gender, family, sustainability, ethics, work presented in the NTPPS are worked on from a perspective of preparation for the labor market in which neoliberal rationality and conservatism prevail in the construction of curricula and in dispute. to disciplines such as sociology that foster criticality through strangeness and denaturalization.


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Biografia do Autor

Joana Elisa Röwer, UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB

Licenciada em Sociologia, bacharel em Ciências Sociais, Doutora em Educação pela UFSM. Professora Adjunta do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - Unilab/Ce.

Brena Kécia Andrade de Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

BACHAREL EM HUMANIDADES E LICENCIADA EM SOCIOLOGIA PELA UNILAB/CE. MESTRE EM EDUCAÇÃO PELA UERN.

Newton Malveira Freire, Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC.

Mestrando do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ensino de Sociologia. Graduado em Ciências Sociais com título de Bacharel e Licenciatura Plena. Funcionário Público Estadual efetivo nomeado pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

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Publicado

2021-01-25

Como Citar

RÖWER, Joana Elisa; ANDRADE DE OLIVEIRA, Brena Kécia; FREIRE, Newton Malveira. Currículo em disputa: as componentes de Sociologia e NTPPS na escola de Ensino Médio. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 257–285, 2021. DOI: 10.28998/lte.2021.n.Esp.11388. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11388. Acesso em: 4 out. 2024.

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