O Estágio Curricular Supervisionado em tempos de pandemia: um debate em construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.Esp..11400

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Estágio docente, Currículo,

Resumo

Nesse artigo se faz algumas reflexões sobre o estágio da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade de Brasília no contexto de implementação do Ensino Remoto. O objetivo é caracterizar as condições do Estágio e dos estudantes matriculados nessa disciplina em tempos de pandemia. Participaram da pesquisa 43 estudantes, os dados foram coletados com um questionário na plataforma Google Forms® e analisados qualitativamente. Os resultados indicam: (1) os limites colocados ao Estágio no Ensino Remoto frente às condições de moradia, estudo em casa, trabalho e aprendizagem; (2) a necessária ampliação da concepção de prática no estágio às outras formas de exercício da docência; e, (3) a compreensão do tempo e da dinâmica do ensino remoto.

Abstract

This article addresses some reflections on the degree of Social Sciences Degree at the University of Brasília in the context of the implementation of Remote Education. The objective is to characterize the conditions of the Supervised Curricular Internship of the Degree in Social Sciences and of the students enrolled in this discipline in times of pandemic. 43 students participated in the research, data were collected with a questionnaire on the Google Forms platform and analyzed qualitatively. The results indicate: (1) the limits placed on the Remote Teaching Internship in view of housing conditions, home study, work, and learning; (2) the necessary expansion of the concept of practice in the internship to other forms of teaching and (3) the understanding of the time and dynamics of remote teaching.


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Biografia do Autor

Marcelo Pinheiro Cigales, Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Coordenador do Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez (Sol/UnB).

Rodrigo Diego de Souza, Universidade de Brasília

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Licenciado em Filosofia. Licenciado em Biologia. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-MP/UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEduC/UnB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Políticas Educacionais e Educação em Ciências (UnB), do Diretório do CNPq.

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Publicado

2021-01-25

Como Citar

CIGALES, Marcelo Pinheiro; DE SOUZA, Rodrigo Diego. O Estágio Curricular Supervisionado em tempos de pandemia: um debate em construção. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 286–310, 2021. DOI: 10.28998/lte.2021.n.Esp.11400. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11400. Acesso em: 10 out. 2024.

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