APRESENTAÇÃO: Sociologia, currículo e ensino: debates e desafios no Brasil e na França

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Igor Martinache
  • Marcelo Pinheiro Cigales
  • Thiago Ingrassia Pereira

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.Esp..11718

Resumo

Sociologie, curriculum et enseignement: débats et défis au Brésil et en France

Sociology, curriculum and teaching: debates and challenges in Brazil and France

A interface entre a Sociologia, o currículo e o ensino despertou a atenção dos(as) pesquisadores(as) no Brasil e na França nas últimas duas décadas. Apesar dessa relação remontar a períodos anteriores, foi com o desenvolvimento dos regimes democráticos e liberais que ganhou força a percepção de que os problemas enfrentados pelo Estado, principalmente, aqueles advindos do espaço político, social e cultural, deveriam ser tratados de forma científica e, nesse contexto ganha relevo as Ciências Sociais e seu ensino nas escolas e universidades. [Continue lendo no PDF]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Referências

BEAUD, Stéphane. 80% au bac... et après ? Les enfants de la démocratisation scolaire. Paris: La Découverte, 2002.

BODART, Cristiano das Neves. Base de dossiês sobre o ensino de Sociologia. Blog Café com Sociologia, 2021. Disponível em: <https://cafecomsociologia.com/dossies-relacionados-ao-ensino-de-sociologia/>. Acessado em: 10 jan. 2021.

COURT, Martine; KAPKO, Séverine; PILUSO Claire; TRALONGO Stéphanie (org.). Enseigner la sociologie dans le supérieur. Socio-logos, n. 14, 2019. Disponivel em: <https://journals.openedition.org/socio-logos/>, Acessado em: 12 jan. 2021.

DUVIGNAUD, Jean. A-t-on découvert le Brésil ? La sociologie française et l’école de São Paulo dans les années 1950. Cahiers des Amériques latines, n. 34, 2000, 73-78.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

OLIVEIRA, Amurabi; SANTISTEBAN, Antoni. O currículo para o ensino de Ciências Sociais. Revista Espaço do Currículo, v.13, n.2, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2475>. Acessado em: 10 jan. 2021.

PEROSA, Graziela; NOGUEIRA, Cláudio. O ensino de sociologia na educação superior: experiências nacionais e internacionais. Revista Linhas, v. 21 n. 45, 2020. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/issue/view/778> Acessado em: 10 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

BODART, Cristiano das Neves; MARTINACHE, Igor; CIGALES, Marcelo Pinheiro; PEREIRA, Thiago Ingrassia. APRESENTAÇÃO: Sociologia, currículo e ensino: debates e desafios no Brasil e na França. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 04–10, 2021. DOI: 10.28998/lte.2021.n.Esp.11718. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11718. Acesso em: 3 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>