O lugar da sociologia no ensino secundário francês: um objeto privilegiado para análise sociológica

Autores

Palavras-chave:

Sociologia, Ensino Médio, França, Currículos escolares, Conflitos sociais,

Resumo

Este artigo analisa a evolução do currículo da disciplina “ciências econômicas e sociais” (SES) na França ao longo dos últimos cinquenta anos. Ele tem um foco no lugar da sociologia e nas diversas lutas sociais que a cercaram neste período, assim como na “academização” progressiva do currículo da matéria pelos próprios professores que a ensinam. A análise é baseada nos currículos formados ao longo dos anos, na literatura já publicada sobre as SES, na observação participante feita durante 10 anos dentro da associação de professores de SES e em cerca de quarenta entrevistas, com importantes atores desta história e professores, realizadas no início da década de 2010.

Abstract

This article analyses the evolution of the economic and social sciences (SES) curricula in France during the last half century, focusing on the place of sociology and relating it to the various social struggles that surrounded it, as well as the reception of a progressive “academization” of the curricula by the teachers in charge of teaching them themselves… The analysis is based on the curricula, the literature already published, a 10-year participant observation within the SES teachers' association and about forty interviews with important protagonists of this history and teachers carried out at the beginning of the decade 2010.


Biografia do Autor

Igor Martinache, Universidade de Paris

Professor associado de Ciênciais Sociais na Universidade de Paris; Doutor em Ciência Politica pela Universidade de Lille.

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Publicado

25/01/2021

Como Citar

Martinache, I. (2021). O lugar da sociologia no ensino secundário francês: um objeto privilegiado para análise sociológica. Latitude, 14(Esp.), 11–35. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11302