Trabalho na agroindústria açucareira de Alagoas

Autores

  • Alice Anabuki Plancherel Instituto de Ciências Sociais - Universidade Federal de Alagoas
  • Cícero Ferreira de Albuquerque
  • Sérgio R. G. dos Santos Melo

Palavras-chave:

atividade agroindustrial açucareira, socialização do trabalho, canavieiros assalariados, Estado de Alagoas.

Resumo

O presente texto apresenta, numa perspectiva histórico-estrutural, a preocupação quanto às condições subumanas de vida e de trabalho que o capital agroindustrial açucareiro impõe aos trabalhadores do corte de cana no estado de Alagoas. Esta última delimitação territorial visa atender ao objeto de investigação de uma pesquisa histórico-concreta, realizada no âmbito do Grupo de pesquisa/CNPq Trabalho e capitalismo contemporâneo, em torno da relação capital e trabalho na atividade açucareira contemporânea; tem ainda por suposto que nela se expressa, regionalmente, um processo de socialização do trabalho que se aprofunda num movimento de sua (des)estruturação sob a desregulação do mercado de trabalho em vigor no país, a partir dos anos 1990, em concomitância à própria desregulamentação estatal do capital agroindustrial canavieiro, enquanto parcela das "soluções" neoliberais ao aprofundamento de uma crise econômica mais geral. Ao fim da pesquisa, o estudo tem em vista contribuir para a história dos canavieiros no país, destacando algumas especificidades regionais de suas organizações e de suas lutas. 

Biografia do Autor

Alice Anabuki Plancherel, Instituto de Ciências Sociais - Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora Associada 1, membro do Programa de Pós-Gradução em Sociologia e do Conselho Editorial de LATITUDE Revista do Programa de Mestrado em Sociologia da Universidade Federal de Alalgoas. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria social clássica, atuando ainda principalmente nos seguintes temas: alagoas, intelectuais, história das ciências sociais, sociologia do trabalho e sociologia contemporânea.

Downloads

Publicado

14/11/2010

Como Citar

Plancherel, A. A., de Albuquerque, C. F., & dos Santos Melo, S. R. G. (2010). Trabalho na agroindústria açucareira de Alagoas. Latitude, 1(2). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/81

Edição

Seção

Artigos