Disparos no front: Robert Capa, Memoria e Narrativa na Fotografia de Guerra.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2017.n.2.3093

Palavras-chave:

Fotografia, Robert Capa, Memoria Social, fotografia de guerra

Resumo

A fotografia organizada em forma de narrativa nos convida a sentir a experiência do olhar através dos que testemunharam a história. É dessa forma que podemos entender as fotografias de guerra como as de Robert Capa. O caráter testemunhal e engajado do fotografo, na tentativa de espelhar o real nos fronts de batalha, torna-se importante para a reconstrução de parte da memória social através de registros fotográficos. Esses por sua vez, servem de documentação visual como instrumento histórico e sociológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Luiz Pereira da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Sociólogo e Fotógrafo, professor do Programa de Pós Graduação em Memória Social e do Departamento de Ciências Sociais e; Coordenador da Linha de Pesquisa em Estudos Culturais e Comunicação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Sociólogo e Fotógrafo, professor do Programa de Pós Graduação em Memória Social e do Departamento de Ciências Sociais e; Coordenador da Linha de Pesquisa em Estudos Culturais e Comunicação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. É pesquisador financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa CNPQ do Brasil e pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro FAPERJ.

Referências

FABRIS, Annateresa. Fotografia: Usos e funções no século XIX. São Paulo, Edusp. 2008.

_________________. Fotografia e Arredores. Florianopolis. Letras Contemporaneas. 2009.

FREUND, Gisele. La Fotografia como Documento Social. Editorial Gustavo Gili.

Barcelona, 2011.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas, Papirus. 1994.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo, Ática, 1989.

LE GOFF, Jacques. Memória e História. Campinas, Unicamp. 1994.

LOWY, Michael. (Org.) Revoluções. São Paulo, Bointempo. 2011.

MAGNUM PHOTOS. Acervo fotográfico. Disponível em: <http://www.magnumphotos.com>.

MAKEPEACE, Anne. Robert Capa: in love and war. New York: Muse Film and Television, 2003. Documentário (90 min), 35mm.

MARINOVICH, Greg e Silva, João (2010) The Bang-Bang Club. Jackson, Perseu Books.

SILVA, Sergio Luiz Pereira da. Antes Ver para Crer Hoje Fotografar para Acreditar: a fotografia e o gozo estetico da cultura visual. Dominios da Imagem. UEL. LONDRINA, 2012.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo, Companhia das Letras, 2003.

SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo, Companhia das Letras. 2004.

SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2000.

WHELAN, Richard. Robert Capa: a biography. Lincoln: University of Nebraska Press, 1994.

WHELAN, Richard. Introdução. In: CAPA, Cornell. Robert Capa: fotografias. Tradução de Beatriz Karam Guimarães. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2000. p.10.

YOUNG, Cynthia. La Maleta Mexicana: lãs fotografias redescubiertas de La guerra civil española de Capa, Chim y Taro. Nueva York, Internacional Center of Photografhy; Madrid, La Fábrica; Madrid, Fundación Pablo Iglesias. Volumes I e II, 2012.

Downloads

Publicado

2018-07-12

Como Citar

DA SILVA, Sergio Luiz Pereira. Disparos no front: Robert Capa, Memoria e Narrativa na Fotografia de Guerra. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 11, n. 2, 2018. DOI: 10.28998/lte.2017.n.2.3093. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/3093. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.