A economia criativa no Brasil: o capitalismo cultural brasileiro contemporâneo

Autores

  • Elder P. Maia Alves UFAL
  • Carlos Alexsandro de Carvalho Souza UFAL

Palavras-chave:

economia criativa, consumo das famílias e mercado

Resumo

A reflexão que se segue tem como desiderato analisar a tradução e a institucionalização do tema/categoria de economia criativa no contexto político-institucional brasileiro. Para tanto, elege dois agentes, um privado e outro público: a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e o Ministério da Cultura (MINC). Para compreender os usos teóricos e práticos que esses agentes tem feito do tema/conceito de economia criativa o trabalho alarga a bitola empírica, com vistas a evidenciar o feixe de processos que, de todos os lados, cruzam os mercados culturais brasileiros, dinamizando-os e tornando-os objetos dos mais diversos interesses estéticos e econômicos. Para nortear o exercício, o fio condutor da investigação é fornecido pelas especificidades e dinâmicas do consumo cultural das famílias brasileiras nos últimos dez anos.

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Publicado

16/05/2018

Como Citar

Alves, E. P. M., & Souza, C. A. de C. (2018). A economia criativa no Brasil: o capitalismo cultural brasileiro contemporâneo. Latitude, 6(2). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/876