Processos Editoriais no Dobrado Rio Bonito de Aquino Japiassú

Autores

  • João Paulo Lima Cruz

Palavras-chave:

Maestro Japyassú, edição musical, música alagoana.

Resumo

A edição e catalogação das obras musicais do maestro Aquino Japiassú, não só faz o resgate de músicas que estavam até então em desuso, como também cria possibilidades para os mais jovens e outras filarmônicas conhecerem e tocarem peças que eram produzidas para banda de música em Alagoas no passado, e conhecer as obras e a história desse grande maestro que tanto contribuiu para a música no Brasil. Através dos tipos de edição é possível obter vários resultados com a obra editada, tanto no âmbito cultural como no da educação musical com o resgate da história das bandas, pessoas ilustres e lugares a quem essas músicas eram dedicadas na época.  Com a edição fac similar se obtém o registro original do manuscrito feito pelo compositor, e com a edição crítica, a possibilidade de um novo arranjo, difusão da obra, e possibilita que a mesma possa ser tocada e estudada por outros grupos musicais.

Referências

Castagna, P. (2016). Desenvolver a arquivologia musical para aumentar a eficiencia da Musicologia. Dialogos com o Som, 191-229.

CASTAGNA, P. Carta do GT 03. Musicologia histórica e patrimônio arquivistico-musical, Congresso da Associação Nascional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - Campinas, p. 1-3, set. 2017.

CASTAGNA, P. Per Musi - Revista Acadêmica de Música. Dualidades nas propostas editoriais de música antiga brasileira, Belo Horizonte, n. 18, p. 7-16, dez. 2008.

CASTAGNA, P. Série Diálogos com o som. Desenvolver a arquivologia musical para aumentar a eficiência da Musicologia, Barbacena, MG, v. 3, p.191-229. 2016.

COTTA, André. Guerra. O tratamento da informação em acervos de manuscritos musicais brasileiros. 2000. 285 f. Dissertação (mestrado) - Escola de Biblioteconomia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

Figueiredo, Carlos Alberto. Debates : Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da Unirio. Tipos de Edição, Rio de Janeiro, n. 7, p. 39-55, jul. 2004.

GRIER, James. The Critical edition of music: history, method, and practice. Cambridge : Cambridge University Press, 1996.

MOREIRA, Marcos. dos Santos. Mulheres nas Bandas de Música uma visão do nordeste do Brasil e do norte de Portugal. Rio de Janeiro: Publit, 2017.

MOREIRA, Marcos. dos Santos. Japiassú: O Maestro dos Teares. Rio de Janeiro: Publit, 2017.

MOREIRA, Marcos. dos Santos. Bandas de Música em Alagoas: Conexões da musicologia; o Baixo São Francisco e os dobrados do Maestro Aquino Japiassú. Rio de Janeiro: Publit, 2019.

Downloads

Publicado

10/11/2021

Como Citar

Cruz, J. P. L. (2021). Processos Editoriais no Dobrado Rio Bonito de Aquino Japiassú. Revista Eletrônica De Música Da UFAL, 1(5), 40–50. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/8897