A leitura de fábulas na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.83-98Palavras-chave:
Leitura. Fábula. Interacionismo sociodiscursivo.Resumo
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta interacionista de aula de leitura (XXXXX, 2017) com foco no gênero de texto fábula. As etapas da aula de leitura estão articuladas com as concepções interacionistas de leitura e se alinham ao quadro teórico Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). O nosso objetivo é discutir as contribuições da Linguística Aplicada, para a prática de leitura de fábulas. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada em sala de aula de língua portuguesa, em uma turma da Educação Básica. Os dados foram gerados a partir de uma sequência de atividades pedagógicas cujo alvo era o contexto de produção, os elementos linguístico-discursivos e os elementos discursivos. Os resultados mostraram um avanço significativo na compreensão do texto. A conclusão da pesquisa apresenta a necessidade de planejar a aula de leitura para obter um melhor desempenho dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que concedo livre e voluntariamente os direitos autorais do artigo que submeti à Revista Leitura, destacandom, ainda, que não pretendo receber pagamento algum pela publicação.