Informação e ensino: uma inter-relação possível

Autores

  • Marcela Arantes Ribeiro Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutoranda em Ciências da Informação na UNESP. http://orcid.org/0000-0003-4135-9725
  • Maria Helena Pereira dos Santos Graduada em Pedagogia pela Faculdade Porto. http://orcid.org/0000-0002-8979-5123

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2e

Palavras-chave:

Ciências da Informação 1, Geografia 2, Professor 3

Resumo

A discussão envolvendo a produção e transformação da informação no ambiente escolar possibilita contribuir com a Ciência da Informação no fortalecimento à multidisciplinaridade entre as ciências. Destarte, este texto respalda a formação do aluno, usuário da informação, a partir da mediação desenvolvida pelas professoras colaboradoras da pesquisa, no sentido de contribuir para o ensino-aprendizado. O presente trabalho tem como objetivo analisar a mediação da informação no ambiente escolar para formação do conhecimento do usuário crítico e atuante na sociedade. Os resultados, obtidos por meio da pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com aplicação de questionários, demonstra a importância da informação no ensino de Geografia e perpassa, ainda, pelo papel do professor como mediador na formação do conhecimento do aluno. A partir destes dados, conclui-se a importância de discutir, de forma interdisciplinar e social, a Ciência da Informação no âmbito do ensino.

Biografia do Autor

Marcela Arantes Ribeiro, Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutoranda em Ciências da Informação na UNESP.

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia com intercâmbio na UFSC e UFPR (2010). Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Rondônia (2006). Especialista  em  Ciências  Sociais  (2007); Arte, Educação e Saúde (1012); Educação Especial e Inclusiva (2014); Planejamento Estratégico na Gestão Pública (2018); e Especialista em Gestão na Educação à Distância (2019). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais  da Universidade Federal de Rondônia (Nível Superior). Experiência na gestão pedagógica do Ensino Superior com os Programas de fomento a graduação e com políticas públicas para o ingresso discente. Além da experiência como: Pesquisadora PIBIC com sub-projeto na área de Educação e Cultura; Pesquisa em Centros de Documentação Histórica/RO; Professora de Geografia e Artes para alunos  do ensino fundamental e médio, bem como professora   para alunos especiais.

Maria Helena Pereira dos Santos, Graduada em Pedagogia pela Faculdade Porto.

Professora das séries iniciais do ensino básico. Pedagoga com habilitação para o magistério na educação infantil e nos anos indiciais do ensino fundamental. mariahelenas36@hotmail.com

Downloads

Publicado

03/09/2020

Como Citar

Ribeiro, M. A., & Santos, M. H. P. dos. (2020). Informação e ensino: uma inter-relação possível. Ciência Da Informação Em Revista, 7(2), 69–84. https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2e

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports