Informação e Conhecimento em Empresas de Consultoria

Autores

  • Marcos Aurelio Gomes Universidade Federal de Alagoas
  • Raimundo Nonato Macedo dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2014v1n1c

Palavras-chave:

Fluxo da Informação. Necessidades de Informação. Uso da Informação. Empresas de Consultoria.

Resumo

Discute acerca das relações entre a informação e o conhecimento no âmbito das empresas de consultoria em alta gestão, tendo como referencial o modelo de comunicação social apresentado por Le Coadic (1996), delineia tais empresas como intensivas em conhecimento, situando-as em determinado segmento econômico: o setor de serviços. Aborda a gênese dos projetos de consultoria, baseando-se em dupla hipótese: quebra de paradigmas e o processo de isomorfismo – normativo e mimético nos ambientes organizacionais. Conclui sobre a relevância que a Ciência da Informação assume ao possibilitar processos de construção, comunicação e uso da informação e a efetiva participação do profissional da informação nesse ambiente, por meio de ações nos projetos ou estudos de consultoria como também produtos e serviços.

Biografia do Autor

Marcos Aurelio Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1984), especialização em Sistemas Automatizados de Informação (1995) e mestrado em Ciência da Informação (2005) ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente exerce atividades de ensino e pesquisa como Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Usuários e Necessidades de Informação, Marketing em Unidades de Informação, Competência em Informação e Unidades de Informação: Públicas, Escolares e Especializadas.

Downloads

Publicado

07/05/2014

Como Citar

Gomes, M. A., & Santos, R. N. M. dos. (2014). Informação e Conhecimento em Empresas de Consultoria. Ciência Da Informação Em Revista, 1(1), 17–27. https://doi.org/10.28998/cirev.2014v1n1c

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)