O Estado da Arte da Produção Científica sobre Gênero no Contexto da Universidade Federal de Alagoas

Autores

  • Maurício Ribeiro Ferreira Universidade Federal de Alagoas
  • Dalgiza Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ronaldo Ferreira de Araujo Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2014v1n2f

Palavras-chave:

Gênero. Produção Cientifica. Políticas Afirmativas.

Resumo

O trabalho situa as questões de gênero no âmbito das políticas afirmativas. Apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a produção científica da Universidade Federal de Alagoas sobre a temática de gênero por meio da identificação das teses e dissertações. Foi realizada a caracterização das áreas de concentração em que se encontram as essas publicações resultantes dos projetos de pesquisa sobre a temática; o mapeamento das principais fontes de informação que fundamentam a realização dos projetos; a identificação das principais temáticas e/ou conteúdos contemplados no âmbito das pesquisas por programa de pós-graduação. O estudo aponta a necessidade de ampliação dos programas de pós-graduação nesta universidade, sobretudo de cursos de doutorado e a relevância da temática para a sociedade alagoana.

Biografia do Autor

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG-2011). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG-2005). Bacharel em Biblioteconomia (Escola de Biblioteconomia/UFMG-1991). Atual Coordenadora do Programa Carro-Biblioteca/ECI. Tem experiência na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes de informação, cidadania, prática informacional, gestão da informação arquivística, memória e documentação, pesquisa cientifica, deontologia biblioteconômica, mercado de trabalho, formação e desenvolvimento de coleções. Ministra disciplinas sobre Recursos e Serviços de Informação.

Ronaldo Ferreira de Araujo, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Ciência da Informação (UFMG)

Professor do Curso de Biblioteconomia (UFAL)

Downloads

Publicado

24/08/2021

Como Citar

Ferreira, M. R., Oliveira, D. A., & Araujo, R. F. de. (2021). O Estado da Arte da Produção Científica sobre Gênero no Contexto da Universidade Federal de Alagoas. Ciência Da Informação Em Revista, 1(2), 42–49. https://doi.org/10.28998/cirev.2014v1n2f

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports