Estudo bibliométrico da produção científica dos docentes do Departamento de Física da UFMG entre 2012 e 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n2b

Palavras-chave:

Bibliometria. Produção Científica. Física. ICEx. UFMG.

Resumo

Estudo bibliométrico de caráter descritivo aplicado à produção científica do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de acordo com as seguintes unidades de análise: autores, publicações, periódicos de publicação (e seus indicadores de impacto), citações, colaboração, tempo de UFMG dos docentes e de obtenção de doutorado, dentre outras. Os dados, cobrindo os anos 2012 a 2016, foram coletados na base de dados Scopus e nas plataformas Somos UFMG, Lattes e SCImago Journal & Country Rank (SJR). Buscou-se responder a seguinte pergunta: quais das unidades de análise, e em quais situações, parecem interferir mais fortemente na produção científica em termos de quantidade de artigos produzidos e citações recebidas? As análises empreendidas sugeriram, entre outros: queda consistente da produção nos anos investigados, concentração da produção em grupo pequeno de docentes, correlação entre idade/tempo de doutorado e produtividade; correlação inversa entre produtividade e número total de citações, e correlação inversa entre produtividade e tempo de permanência na UFMG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Basílio Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Diretor de Produção Científica na Pró-Reitoria de Pesquisa e docente no Departamento de Física na Universidade Federal de Minas Gerais.

Gabriela Silva Caetano, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Biblioteconomia na Universidade Federal de Minas Gerais.

Bruno Fernandes Magalhães de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecário da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2019-09-06

Como Citar

Pinheiro, C. B., Caetano, G. S., & Oliveira, B. F. M. de. (2019). Estudo bibliométrico da produção científica dos docentes do Departamento de Física da UFMG entre 2012 e 2016. Ciência Da Informação Em Revista, 6(2), 16–33. https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n2b

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.