A importância da comunicação científica para a visibilidade de temáticas sociais: LGBT e biblioteca pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2f

Palavras-chave:

Comunicação científica, Segmento LGBT, Biblioteca pública, Programas de Pós-Graduação, Bibliometria

Resumo

Este artigo discorre sobre a contribuição da comunicação cientifica para o desenvolvimento da ciência e evidenciação de pesquisas científicas. Pergunta-se: como essas temáticas estão inseridas nas agendas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação no Brasil? Tem como objetivo apresentar os resultados das pesquisas que analisaram a produção científica sobre as temáticas LGBT e biblioteca pública, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação (PPG) no Brasil. Foi empregado o método bibliométrico como técnica de análise. Recuperaram-se 45 teses e dissertações sobre a temática LGBT no período de 2000 a 2016 e 88 pesquisas sobre biblioteca pública no período de 1970 a 2015. Pode-se afirmar que as duas temáticas se encontram inseridas nas agendas de pesquisa dos PPG.

Biografia do Autor

Silvania Alves Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Azilton Ferreira Viana, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Memória Social, Patrimônio e Produção do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

03/09/2020

Como Citar

Ferreira, S. A., Viana, A. F., & Oliveira, D. A. (2020). A importância da comunicação científica para a visibilidade de temáticas sociais: LGBT e biblioteca pública. Ciência Da Informação Em Revista, 7(2), 85–99. https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2f

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)