Dinamização e Mediação na Biblioteca Escolar: potencialidades da leitura literária

Autores

  • Edivanio Duarte de Souza Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2014v1n2a

Palavras-chave:

Biblioteca escolar. Dinamização da leitura. Leitura literária. Mediação de leitura.

Resumo

A biblioteca escolar se constitui em um espaço privilegiado para democratização da leitura. Aborda as potencialidades dessa instituição, que se encontram condicionadas à organização e à dinamização de estratégias e ações de mediação. A leitura literária promove uma nova dinâmica, pois aproveita e potencializa a curiosidade, a inquietude, o desejo e a criatividade dos leitores. Essas estratégias e ações rompem com a precariedade em que se encontra esta instituição e com as práticas passivas, utilitaristas e escolarizadas historicamente desenvolvidas no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Edivanio Duarte de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Mestre em Ciência da Informação (2004) e Graduado em Biblioteconomia (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do Curso de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

24/08/2021

Como Citar

Souza, E. D. de. (2021). Dinamização e Mediação na Biblioteca Escolar: potencialidades da leitura literária. Ciência Da Informação Em Revista, 1(2), 3–8. https://doi.org/10.28998/cirev.2014v1n2a

Edição

Seção

Artigos Originais | Original Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>