Regime de informação e lutas de classes

reconstrução de um conceito à luz da crítica da economia política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2023v10q

Palavras-chave:

regime de informação, lutas de classe, crítica da economia política, Karl Marx, política de informação

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo propor uma reconstrução do conceito de regime de informação à luz da crítica da economia política de Karl Marx, autor que posiciona as lutas de classes no foco das relações sociais de produção e reprodução das condições materiais de existência humana na sociedade capitalista. Com base no método de revisão bibliográfica para fins de fundamentação teórico-epistemológica, o artigo demonstra que tanto Bernd Frohmann quanto Maria Nélida González de Gómez possuem reconhecida contribuição acadêmica por suas análises críticas no campo da Ciência da Informação, sendo a proposição (por Frohmann) e o desenvolvimento (por González de Gómez) do conceito de regime de informação um inquestionável exemplo. No entanto, a análise revela que os referenciais teóricos construtivistas e pós-estruturalistas de que autor e autora se valem para suas proposições apresentam certos entraves epistemológicos, passíveis de crítica e superação. Como resultado, o aporte dessa guinada epistemológica pretende contribuir para a compreensão do conceito de regime de informação, no âmbito das pesquisas em Ciência da Informação, como representação teórica do processo histórico das lutas de classes travadas no âmbito da produção e da circulação de informação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Coelho Bezerra, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Doutor em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e Graduado em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Bezerra, A. C. (2023). Regime de informação e lutas de classes: reconstrução de um conceito à luz da crítica da economia política. Ciência Da Informação Em Revista, 10(1/3), 1–14. https://doi.org/10.28998/cirev.2023v10q

Edição

Seção

Artigos | Articles

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.