Espaços de significação e regime de informação: aproximação entre conceitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2a

Palavras-chave:

Espaços de significação. Regime de informação. Ação de informação formativa

Resumo

Sugere uma aproximação conceitual entre dois temas ainda em construção na Ciência da Informação: o conceito de Espaços de Significação, proposto por Francelin (2012), e o de Regime de Informação, proposto por González de Gómez (2003). Analisa o conceito de Espaço de Significação no contexto de um laboratório de pesquisa científica, especificamente a ação de informação formativa no contexto do Regime de Informação do Laboratório de Aplicações em Vídeo Digital (LAVID) da Universidade Federal da Paraíba, referência em tecnologia digital para TV e cinema. Argumenta que a ação de registro (memória) da pesquisa científica na forma de artigos, dissertações, livros e periódicos, constituem-se numa ação de informação formativa desenvolvida pelos atores sociais deste espaço. Conclui que, através da forma de linguagem ou forma de vida entre seus atores, o LAVID pode ser considerado um espaço de significação com seu respectivo Regime de Informação.

Biografia do Autor

Emy Pôrto Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professor da Universidade Federal de Campina Grande, Brasil.

Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

03/09/2020

Como Citar

Bezerra, E. P., Albuquerque, M. E. B. C. de, & Freire, I. M. (2020). Espaços de significação e regime de informação: aproximação entre conceitos. Ciência Da Informação Em Revista, 7(2), 7–18. https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2a

Edição

Seção

Artigos Originais | Original Articles