Política de Informação: um olhar sobre portais de transparência brasileiros

Autores

  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba
  • Herbert de Oliveira Rego Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2016v3n3e

Palavras-chave:

Políticas públicas de informação. Portais de transparência – Cidadania. Lei de Acesso à Informação. Brasil.

Resumo

Apresenta resultados de exercício teórico sobre portais de transparência brasileiros na perspectiva de políticas públicas de informação para cidadania. Discorre sobre a distribuição do ranking dos portais de transparência das capitais brasileiras, conforme Beghin e Zigoni (2014). Aborda a relevância do conceito de accountability no âmbito da Lei de Acesso à Informação brasileira, destacando as informações disponibilizadas nos portais citados no ranking de transparência das capitais brasileiras. Destaca, na discussão sobre políticas de informação, a relevância desses objetos relacionais de informação disponibilizados na Internet, tanto como artefatos para inclusão digital quanto como instrumentos de acesso a informações relevantes sobre as ações dos governos. 

Biografia do Autor

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Coordenadora da rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi. Bolsista de Produtividade CNPq - nível 2.

Herbert de Oliveira Rego, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professor no Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Pesquisador-autor do Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi.

Downloads

Publicado

27/12/2016

Como Citar

Freire, I. M., & Rego, H. de O. (2016). Política de Informação: um olhar sobre portais de transparência brasileiros. Ciência Da Informação Em Revista, 3(3), 47–55. https://doi.org/10.28998/cirev.2016v3n3e

Edição

Seção

Pesquisas em Andamento | Ongoing Research

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)