Instrumento para Diagnostico da Gestão da Informação e do Conhecimento (GIC) para Bibliotecas Universitárias

Autores

  • Adriana Nóbrega Silva Universidade Federal do Ceará
  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y254-66

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Gestão da Informação. Biblioteca da Universidade. instrumento de diagnóstico.

Resumo

O foco desta investigação está no entendimento da Gestão do Conhecimento (GC) e de sua sistematização como um processo tal qual a Gestão da Informação (GI), e na integração de ambos em um modelo que permita o diagnóstico. A investigação foi desenvolvida na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A pesquisa teve por objetivo principal propor um instrumento para diagnosticar o gerenciamento da informação e do conhecimento (GIC) de forma integrada para bibliotecas universitárias. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de cunho qualitativo, considerada estudo de caso. Adota a análise de conteúdo para a coleta, organização e análise dos dados. Os resultados da pesquisa indicaram que há necessidade de ampliar as discussões a respeito da Gestão da Informação e do Conhecimento direcionadas às bibliotecas universitárias, explorar com profundidade as temáticas específicas da GIC, tais como a valorização do capital intelectual na biblioteca universitária, analisa os bibliotecários diretores e gestores, entendendo que todo o processo de Gestão da Informação e do Conhecimento depende de ações bem planejadas, alinhadas às expectativas organizacionais e dos usuários, fazendo-se uso dos recursos humanos, materiais e tecnológicos disponíveis. As redes sociais estão presentes, facilitando a comunicação entre o pessoal da biblioteca, e entre estes e os usuários, convergindo serviços de informação mais convenientes e eficientes. Nos novos tempos, a GIC expande a relevância da função do bibliotecário, que não se restringe ao mero gerenciamento das informações documentárias. Ele torna-se um personagem central na administração da biblioteca, cujas competências extrapolam a racionalidade da técnica biblioteconômica, para satisfazer pessoas (usuários/clientes e colaboradores).

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Biografia do Autor

Adriana Nóbrega Silva, Universidade Federal do Ceará

Professora assistente do curso de Biblioteconomia do Departamento de Ciências da Informacao da Universidade Federal do Ceara (UFC).

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba

Professora do nível associado da Universidade Federal da Paraíba. Possui curso de graduação em Biblioteconomia realizado na Universidade Federal da Paraíba, Curso de Especialização em Documentação Científica realizado na UFRJ/IBICT. Curso de especialização em Organização e Administração de Arquivos realizado na UFPB. Mestrado em Biblioteconomia e o Doutorado em Administração. Pós-doutorado em Ciência da Informação realizado na UNESP - Marília. Credenciada no PPGCI da UFPB .Membro do comitê interno de pesquisa (PIBIC/PIVIC/PRPG) da UFPB. Coordenadora do GT4 do ENANCIB - 2013 e 2014. Atua nos seguintes eixos temáticos: gestão da informação e do conhecimento, aprendizagem organizacional, cultura informacional, competência em informação e inteligência organizacional competitiva. Nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Graduação em Arquivologia e pós-graduação em Ciência da Informação, ensina a disciplina "Gestão da Informação e do conhecimento nas organizações.

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Publicado

2015-10-01

Como Citar

Silva, A. N., & Duarte, E. N. (2015). Instrumento para Diagnostico da Gestão da Informação e do Conhecimento (GIC) para Bibliotecas Universitárias. Ciência Da Informação Em Revista, 2(2), 54–66. https://doi.org/10.28998/cirev.%y254-66

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

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