Gestão da Qualidade em Bibliotecas Públicas

Autores

  • Francisco Carlos Palleta Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-4112-5198
  • Joelma Alves Silva Universidade de São Paulo
  • Marcia Silva Augusto Universidade de São Paulo
  • Yara Cristina Pereira da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2015v2n2b

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade em Biblioteca. Biblioteca Pública. Usabilidade. Serviços de Informação. Estudo de Usuários da Informação

Resumo

Investiga as estratégias de Gestão da Qualidade utilizadas pelas unidades de informação e sua aplicabilidade em instituições de natureza pública, a  partir do método de pesquisa bibliográfica. Inicialmente  realiza uma caracterização da biblioteca pública,apresentando um breve histórico,bem como seus produtos e serviços.Expõe a importância da biblioteca pública na sociedade da informação, salientando seu papel fundamental para o público carente que não se enquadra seja na área de ensino, na área editorial e nem na área de pesquisa.Traça um panorama do comportamento dos usuários em bibliotecas e lista as características e barreiras da usabilidade.Apresenta os conceitos e fundamentos da Gestão da qualidade,assumindo que o conceito de qualidade reflete o objetivo comum de atingir a satisfação do cliente.Também expõe a trajetória da gestão da qualidade em unidades de informação no Brasil. Por fim, apresenta uma proposta de Gestão da Qualidade nas bibliotecas públicas brasileiras.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Palleta, Universidade de São Paulo

Professor e Pesquisador da Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Biblioteconomia e Documentação. Atua nas áreas de ciência da informação, administração geração e uso da informação, gestão de dispositivos de informação, e bibliotecas digitais. Acumula experiência profissional e acadêmica de mais de 26 anos em tecnologia da informação, gestão da inovação e inteligência estratégic

Joelma Alves Silva, Universidade de São Paulo

Escola de Comunicações e Artes

Departamento de Biblioteconomia - IC&T

Marcia Silva Augusto, Universidade de São Paulo

Escola de Comunicações e Artes

Departamento de Biblioteconomia - IC&T

Yara Cristina Pereira da Silva, Universidade de São Paulo

Escola de Comunicações e Artes

Departamento de Biblioteconomia - IC&T

Downloads

Publicado

04/10/2015

Como Citar

Palleta, F. C., Silva, J. A., Augusto, M. S., & Silva, Y. C. P. da. (2015). Gestão da Qualidade em Bibliotecas Públicas. Ciência Da Informação Em Revista, 2(2), 17–28. https://doi.org/10.28998/cirev.2015v2n2b

Edição

Seção

Artigos Originais | Original Articles