Análise das Ideias de A. I. Mikhailov sobre o Impacto e a Utilização das Novas Tecnologias na Ciência da Informação (1977-1986)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2015v2n3b

Palavras-chave:

A. I. Mikhailov, novas tecnologias, Informatika / Ciência da Informação

Resumo

análise das ideias do pesquisador soviético Alexander Ivanovich Mikhailov (1905-1988) sobre as novas tecnologias e seu papel e impacto na sociedade contemporânea e na Ciência da Informação. A pesquisa baseou-se em levantamento bibliográfico e revisão de literatura em periódicos russos, norte americanos e europeus, centralizados na produção bibliográfica de Mikhailov no período entre 1977 e 1986. Inicialmente, o artigo fez breve análise histórica sobre o desenvolvimento da Ciência da Informação e da Ciência da computação na antiga União Soviética. Posteriormente, o trabalho discorreu sobre a abordagem de Mikhailov sobre as novas tecnologias, apresentando aspectos teóricos sobre a relação da Ciência da Informação com essas tecnologias, e dos projetos e iniciativas de automação e mecanização da informação científica na antiga União Soviética. A pesquisa identificou que a abordagem de Mikhailov a essas temáticas mostrou-se coerente e apresentou consistência, mesmo que, em algumas partes, tenha-se percebido um inevitável envelhecimento.

Biografia do Autor

Roberto Lopes dos Santos Junior, Universidade Federal do Pará

Professor adjunto da faculdade de Arquivologia pela Universidade Federal do Pará. Doutor em Ciêcia da Informação pelo convênio IBICT / UFRJ.

Downloads

Publicado

13/03/2016

Como Citar

Santos Junior, R. L. dos. (2016). Análise das Ideias de A. I. Mikhailov sobre o Impacto e a Utilização das Novas Tecnologias na Ciência da Informação (1977-1986). Ciência Da Informação Em Revista, 2(3), 15–28. https://doi.org/10.28998/cirev.2015v2n3b

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles