Análise documental na Museologia: um breve exercício de identificação de conceitos

Mateus da Silva Reis, João Batista Ernesto de Morais, Thiago Henrique Bragato Barros, Roberto Lopes dos Santos Junior

Resumo


O presente estudo buscou identificar os conceitos de Análise Documental na Museologia, observando de que forma aquela atua na análise do conteúdo documental em caráter museológico. A pesquisa discutiu as etapas de cunho analítico e sintético deste procedimento, os seus objetivos em relação ao tratamento documental em museus, além de noções sobre documentação museológica. A pesquisa utilizou, como base, textos e artigos ligados à Museologia que lidam, direta ou indiretamente, sobre o tema da Análise Documental, a partir do registro e organização das informações (leituras documentárias, descrição, classificação) dos acervos museológicos. A pesquisa identificou que a temática ligada a relação entre a Análise Documental e documentação museológica apresenta um promissor campo de estudo, sendo identificado a importância da continuação de pesquisas que lidam sobre o tema, permitindo maior aprimoramento teórico e prático dos museólogos em relação a organização e representação da informação.

Palavras-chave


Análise Documental; Museologia; Documentação Museológica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n2f



Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.