O conceito de intervencionismo em Economia: uma análise discursiva a partir de artigos científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2021v8n2b

Palavras-chave:

Intervenção. Intervencionismo. Artigo científico. Linguística de Corpus. Análise do Discurso.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar no discurso científico de alguns artigos publicados na Revista Análise Econômica no período 2015-2019 as colocações dos termos “intervenção” e “intervencionismo” em seus contextos, a fim de rastrear seus vieses ideológicos - se intervencionista ou liberal - por meio da Linguística de Corpus. A Linguística de Corpus é uma metodologia que se ocupa da coleta e exploração de uma grande quantidade de textos em formato eletrônico para fins de pesquisa linguística. Com o auxílio do gerenciador de corpus Sketch Engine, identificaram-se as ocorrências do termo “intervenção” e “intervencionismo”. A análise dos dados foi realizada a partir de um referencial teórico da área de Economia e de Análise do Discurso no contexto da Ciência da Informação. Destaca-se que, no âmbito da Ciência da Informação, o levantamento de termos em seus contextos discursivos tem se mostrado imprescindível para a validação de conceitos em determinados domínios, visando ao aperfeiçoamento de Sistemas de Organização do Conhecimento. Para tanto, a Linguística de Corpus, como abordagem de corpus, e a Análise do Discurso, como metodologia de análise de textos científicos, têm contribuído para a Organização do Conhecimento, uma vez que, para que se elaborem sistemas de acesso à informação, além de tecnologia, é preciso entender a informação e seus múltiplos sentidos. O que se constatou nos artigos analisados foi um viés pró-intervencionismo.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCIN/UFRGS).

Bacharela em Letras pela UFRGS.

Thiago Henrique Bragato Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor com pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB).

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCIN/UFRGS).

Ivan Colangelo Salomão, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR)

Downloads

Publicado

12/11/2021

Como Citar

Santos, I. C. P. dos, Barros, T. H. B., & Salomão, I. C. (2021). O conceito de intervencionismo em Economia: uma análise discursiva a partir de artigos científicos. Ciência Da Informação Em Revista, 8(2), 16–38. https://doi.org/10.28998/cirev.2021v8n2b

Edição

Seção

Artigos Originais | Original Articles