Um Estudo Webometrico do Repositório Institucional da Universidade do Rio Grande

Angélica Conceição Dias Miranda, Milton Shintaku

Resumo


As relações entre os sites, portais e outras iniciativas disponíveis na web são fontes importantes nos estudos sobre o ecossistema informacional atual. Os Links representam mais que atalhos para outras páginas, são variáveis para os estudos webométricos. O presente estudo analisa as relações entre o Repositório Institucional (RI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e os outros RIs, por meio dos links declarados nas referências dos documentos mantidos no seu acervo e de documentos de outros repositórios remetendo para o RI da FURG.  Apresenta método misto, com coleta de dados feita de modo quantitativa. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa.  Tem caráter webométrico, com o intuito de verificar a visibilidade desse RI. Entre os resultados observa que dos 20 repositórios utilizados como amostra (os 20 mais bem avaliados conforme o Web ranking of Repositories) 11 repositórios apresentam inlinks para o repositório da FURG. Destaca nas considerações a importância dos estudos voltados ao RIs e seu papel de coletar, gerir, manter documentação da instituição, ofertando serviços.


Palavras-chave


Repositório, FURG, webometria.

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.