Um Estudo Webometrico do Repositório Institucional da Universidade do Rio Grande

Autores

  • Angélica Conceição Dias Miranda Universidade Federal do Rio Grande
  • Milton Shintaku Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2016v3n3a

Palavras-chave:

Repositório, FURG, webometria.

Resumo

As relações entre os sites, portais e outras iniciativas disponíveis na web são fontes importantes nos estudos sobre o ecossistema informacional atual. Os Links representam mais que atalhos para outras páginas, são variáveis para os estudos webométricos. O presente estudo analisa as relações entre o Repositório Institucional (RI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e os outros RIs, por meio dos links declarados nas referências dos documentos mantidos no seu acervo e de documentos de outros repositórios remetendo para o RI da FURG.  Apresenta método misto, com coleta de dados feita de modo quantitativa. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa.  Tem caráter webométrico, com o intuito de verificar a visibilidade desse RI. Entre os resultados observa que dos 20 repositórios utilizados como amostra (os 20 mais bem avaliados conforme o Web ranking of Repositories) 11 repositórios apresentam inlinks para o repositório da FURG. Destaca nas considerações a importância dos estudos voltados ao RIs e seu papel de coletar, gerir, manter documentação da instituição, ofertando serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Conceição Dias Miranda, Universidade Federal do Rio Grande

Concluiu o Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento em 2010, o mestrado em Engenharia de Produção em 2003, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora, Dedicação Exclusiva - DE, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Vice-Lider e Pesquisadora do Instituto Biblion, Grupo de Pesquisa. Lider e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CITEG - Ciência, Informação e Tecnologia e Gestão - FURG. Coordena o Portal de Periódicos eletrônicos da FURG (http://www.seer.furg.br) e a implementação do Repositório Institucional (repositorio.furg.br)

Milton Shintaku, Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica

Atualmente é Tecnólogo no Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia - IBICT e Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) . Atua principalmente nos seguintes temas: Repositório digital; Ensino e aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua a surdos usuários de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) da Secretaria de educação do Distrito Federal (SEDF).

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

Miranda, A. C. D., & Shintaku, M. (2016). Um Estudo Webometrico do Repositório Institucional da Universidade do Rio Grande. Ciência Da Informação Em Revista, 3(3), 3–8. https://doi.org/10.28998/cirev.2016v3n3a

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.