O estado da arte da Competência em Informação na educação profissional brasileira mediada pelo bibliotecário através da Educação a Distância (EAD)

Autores

  • Maurício dos Santos Júnior Universidade Federal de Sergipe
  • Pablo Boaventura Sales Paixão Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2b

Palavras-chave:

Competência em Informação. Educação Profissional. Mediação da Aprendizagem. Educação a Distância.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de pesquisa que verificou como a temática Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica, mediada pelo bibliotecário por meio da Educação a Distância vem sendo discutida nos trabalhos científicos realizados no Brasil, por pesquisadores da Ciência da Informação na última década, que compreende os anos de 2008 a 2018. Como trajetória metodológica, empregou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, o que possibilitou a construção do estado da arte sobre o tema. As produções recuperadas foram analisadas qualitativamente, a fim de auxiliar interessados na temática para estruturar futuros estudos no campo da Ciência da Informação. As análises evidenciaram que o tema vem sendo pouco explorado pela comunidade acadêmica, sendo necessária a realização de pesquisas destinadas a articular as competências informacionais aos processos educacionais da Educação Profissional e Tecnológica.

Biografia do Autor

Maurício dos Santos Júnior, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando no curso de Gestão da Informação e do conhecimento da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação, pós-graduado em Documentação e Gestão de Arquivos Empresariais e Culturais pela Faculdade Maurício de Nassau (2017). Atualmente é bibliotecário no Instituto Federal de Sergipe, (IFS).

Pablo Boaventura Sales Paixão, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor permanente voluntário no programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Complutense de Madri.

Downloads

Publicado

03/09/2020

Como Citar

Santos Júnior, M. dos, & Sales Paixão, P. B. (2020). O estado da arte da Competência em Informação na educação profissional brasileira mediada pelo bibliotecário através da Educação a Distância (EAD). Ciência Da Informação Em Revista, 7(2), 19–32. https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2b

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles