Apresentação - Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsppx-xv

Resumo

Este dossiê temático da revista Debates em Educação, que tem por título “Políticas, Concepções e Práticas de currículo, formação e avaliação”, tem como origem temas e discussões de um curso da Escola de Altos Estudos (EAE da CAPES, Edital 14/2018) que ocorreu em 2019. Este curso, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Brasília (UnB), envolveu também como parceiros outros programas de pós-graduação de universidades situadas nas regiões Norte (UFAM), Nordeste (UFAL, UFCG, UFPB) e Centro-Oeste (UFMS, UFG) do Brasil. Na sua concretização o curso permitiu aprofundar o conhecimento produzido por investigações de distintos programas de pós-graduação brasileiros, mas também internacionais, e proporcionou a partilha de teorias e orientações metodológicas que têm sido seguidas em pesquisas focadas no currículo, na avaliação e na formação. São algumas dessas pesquisas que este dossiê apresenta nos dezessete artigos que o compõem e que têm como autores acadêmicos do Brasil, de Portugal e de Espanha. O dossiê contém ainda uma entrevista a um acadêmico espanhol, Miguel Zabalza, conhecido internacionalmente pelos contributos que tem dado no campo dos estudos curriculares.

Biografia do Autor

Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2008, tendo também realizado doutorado sanduíche pela Universidade do Porto. Atualmente é Professora Associada II do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc). Seus focos de estudo estão centrados na área de Educação, com ênfase em Políticas e Práticas Curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo; Políticas Curriculares; Práticas Curriculares; Práticas de Avaliação; Formação de Professores e Cotidiano Escolar.

Carlinda Leite, Universidade do Porto (UP – Portugal)

Professora Emérita da Universidade do Porto, Portugal, Presidente da Comissão de Ética da  Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e Investigadora sénior do Centro de Investigação e Intervenção na Educação (CIIE) desta Faculdade. Neste centro de pesquisa, cocoordena a comunidade prática de investigação CAFTe (Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas). Foi anteriormente Diretora da FPCEUP (de 2005 a 2007 e de 2009 a 2010) e diretora do Programa de Doutorado em Ciências da Educação. Tem liderado vários projetos de pesquisa, nacionais e internacionais, financiados. No âmbito da Agência Portuguesa para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, preside aos painéis nacionais de avaliação e acreditação dos cursos de pós-graduação em Educação / Ciências da Educação. Também participou de painéis de avaliação de cursos na Croácia e na Lituânia. Atua como consultora e revisora externa para órgãos de formulação de políticas. Publicou 22 livros e monografias e mais de 250 artigos acadêmicos e capítulos de livros. Destes artigos, vários são publicados por revistas Scopus, de que são exemplo: Digital Education Review; Journal of E-Learning e Knowledge Society; Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; Magis; Educação e Pesquisa; Currículo sem Fronteiras; Meta: Avaliação; Arquivos Analíticos de Políticas Educativas; Educational Studies; Education as Change; The Australian Educational Researcher; European Journal of Engineering Education; Futures; Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado; Improving Schools; E-learning and knowledge Society.

Downloads

Publicado

10/12/2020

Como Citar

ALMEIDA, L. A. A. de; LEITE, C. Apresentação - Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação". Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. x-xv, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsppx-xv. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11499. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Editorial