Construção de conhecimentos na educação superior sob a égide da interdisciplinaridade

que possibilidades?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp392-405

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Prática Docente, Educação Superior

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação de pós-doutoramento que teve por objetivo analisar o modo como a interdisciplinaridade está presente nas práticas docentes da Educação Superior em Portugal e no Brasil. O estudo recorreu a uma abordagem de orientação qualitativa, em que a coleta de dados foi feita por um questionário de pergunta aberta. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Concluiu-se que, embora essa construção de conhecimento na docência universitária se perspective no sentido da interdisciplinaridade, a mesma apresenta uma visão cartesiana e simplista. Por isso, tornam-se relevantes práticas docentes universitárias na perspectiva de uma epistemologia da interdisciplinaridade, com base no diálogo, na parceria e no rigor científico.

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Publicado

29/09/2021

Como Citar

DA SILVA, M. de F. G.; LEITE, C. Construção de conhecimentos na educação superior sob a égide da interdisciplinaridade: que possibilidades?. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 392–405, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp392-405. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12335. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações