Entrevista com Miguel Angel Zabalza Beraza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp654-664

Palavras-chave:

Miguel Zabalza, Entrevista, Educação e currículo

Resumo

O presente texto é a transcrição de uma entrevista com o professor catedrático Miguel Zabalza, Emérito da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Acadêmico internacionalmente reconhecido no campo da educação e das políticas curriculares, desempenhou vários cargos no campo educacional, de que são exemplo: Diretor do Instituto de Ciências da Educação; Diretor de Departamento, Membro da Junta de Governo da Universidade; Membro da Comissão de Qualidade; Avaliador de diferentes Agências de Qualidade espanholas e internacionais (Portugal, Itália, Chile, Perú, México); Presidente da AIDU; Membro da REDU e diretor da revista RED-U; Presidente da RELAdEI (Rede Latino-Americana de Estudos sobre a Infância) e diretor da revista RELAdEI; Investigador principal de 25 Projetos de Investigação de âmbito nacional e internacional e autor (ou coautor) de mais de 100 livros, alguns deles traduzidos em vários idiomas. 

Biografia do Autor

Lucinalva Andrade Ataide Almeida, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2008, tendo também realizado doutorado sanduíche pela Universidade do Porto. Atualmente é Professora Associada II do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc), sendo também docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (PPGE) da UFPE/CE. Seus focos de estudo estão centrados na área de Educação, com ênfase em Políticas e Práticas Curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo; Políticas Curriculares; Práticas Curriculares; Práticas de Avaliação; Formação de Professores e Cotidiano Escolar.

Carlinda Leite, Universidade do Porto (UP – Portugal)

Carlinda Leite é Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Professora Emérita da Universidade do Porto desde 2019 e investigadora sénior do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), onde coordena a Comunidade Prática de Investigação “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas” (CAFTe). 

Downloads

Publicado

10/12/2020

Como Citar

ALMEIDA, L. A. A.; LEITE, C. Entrevista com Miguel Angel Zabalza Beraza. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 654–664, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp654-664. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9715. Acesso em: 21 out. 2021.

Edição

Seção

Entrevistas